Dia Mundial Sem Carro fechar? avenida Getulio Vargas

Por

Dia Mundial Sem Carro fechará avenida Getulio VargasAção pretende incentivar a população a deixar os veículos em casa e utilizar o transporte público e faz parte da Semana Nacional do Trânsito

Victor Machado
*Colaboração
16/9/2011

Juiz de Fora participará oficialmente do Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado no dia 22 setembro. O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito na cidade e tem como objetivo incentivar a população a deixar os veículos na garagem e se locomover a pé ou por meio de transporte coletivo. Para marcar a data, a avenida Getúlio Vargas ficará fechada para a circulação de automóveis, caminhões e motocicletas, no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e Batista de Oliveira, das 6h as 16h. O trânsito de ônibus urbano funcionará normalmente e com inclusão de mais veículos para atender a demanda.

Com a interdição, os motoristas deverão utilizar o desvio: avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Batista de Oliveira, avenida Getúlio Vargas (confira o mapa do plano de tráfego). Ao todo, 49 linhas de ônibus irão circular com veículos extras, durante os horários de pico. Os horários de todas as linhas estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Além disso, o evento fará com que o estacionamento na rua Floriano Peixoto, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Batista de Oliveira, e o ponto de táxi fiquem desativados.

Para o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, o principal objetivo da ação é promover a reflexão entre as pessoas para a questão da mobilidade urbana. "É importante que a população reflita sobre as maneiras que ela se locomove e perceber que o crescimento no número de veículos é prejudicial para a saúde e para o meio ambiente. O evento pretende mostrar que a cidade pode ter uma qualidade melhor de vida, sem a utilização de carros."

O subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Eduardo Meurer, afirma que é preciso rever o modelo de mobilidade utilizado pelas grandes e médias cidades do país. "Esse modelo já está saturado. O aumento vertiginoso de veículos gera crescimento de congestionamentos, o que afeta o deslocamento, a regularidade de horários do transporte coletivo, a economia e a saúde da população."

De acordo com informações da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em 2010, foram vendidos 3,320 milhões de veículos no Brasil, o que representa 10,6% a mais do que o ano anterior. Em Juiz de Fora, a frota chegou a 188.211 veículos em agosto deste ano. Nos últimos dez anos, a cidade apresentou um crescimento de 82% da frota, já que em 2001, tinha 103.459. A Settra ainda aponta que na avenida que ficará fechada durante o evento, a Getúlio Vargas, circulam cerca de 28 mil carros ao dia.

Segundo Meurer, ainda não é possível criar uma expectativa de quantos veículos deixarão de circular na cidade. "Como é a primeira vez que faremos esse evento oficialmente, ainda não temos parâmetro. Mais importante do que os números é a conscientização." Já na opinião de Bastos, será mais fácil analisar a variação do número de pessoas que utilizarem o transporte coletivo no dia.

Semana do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema deste ano é "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O slogan tem como base a resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, que proclamou o período como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

A programação reúne debates, que serão realizados sempre às 16h30, na Escola de Governo, na rua Maria Perpétua, 72, Ladeira. Além disso, haverá panfletagem para os motoristas, blitz educativas e eventos voltados para as crianças e para os idosos. "A semana serve para alertar a população sobre os perigos e os cuidados necessários no trânsito. O número de acidentes cresce todos os anos e fazendo vítimas, entre elas muitas pessoas em uma faixa etária produtiva." Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito

Monitores de Travessia

Outro evento que marca a semana é o lançamento do Projeto Monitores de Travessia, no dia 19 de setembro, durante a solenidade de abertura do evento. A iniciativa pretende facilitar e dar mais segurança à travessia de estudantes de escolas da cidade. O projeto será apresentado aos diretores de escolas, que indicarão um ou dois membros para assumirem a função de monitor.  Os monitores escolhidos passarão por treinamento com seis horas de aulas teóricas de Legislação no Trânsito, Postura e Conscientização sobre a preservação da vida e sobre a responsabilidade do trabalho do monitor. As aulas serão nos dias 20 e 21 de setembro, das 9h às 11h, na Escola de Governo.

No dia 22, os monitores aprenderão a parte de gestos e apitos, a partir das 14h, na Transitolândia. A última parte do treinamento será prática na rua, em frente à escola, com a companhia de um agente de trânsito. Essa parte do treinamento ocorre em um período de duas semanas e cada escola terá uma data diferente. As primeiras escolas receberão o projeto no dia 26 de setembro.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá