Quinta-feira, 5 de novembro de 2009, atualizada às 14h33

Polícia Civil paralisa atividades por 24 horas. Greve pode ser deflagrada na próxima semana

Clecius Campos
Repórter

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais irá paralisar as atividades por 24 horas a partir desta sexta-feira, 6 de novembro, às 8h30. A decisão foi deliberada durante assembleia da categoria que reuniu cerca de 1.200 policiais na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 5.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil Regional Zona da Mata (Sindipol), Marcelo Armstrong, apenas 30% dos trabalhadores devem permanecer a postos para os atendimentos considerados essenciais como, atendimento a ocorrências de flagrante e cumprimento de mandado judicial.

A mobilização é um alerta para a possibilidade de a categoria deflagrar greve. "Se até a próxima quarta-feira, 11, o governo estadual não cumprir com a promessa de nos colocar entre as três forças mais bem pagas do Brasil, nem retomar as negociações, iremos entrar em greve por tempo indeterminado a partir da quinta, 12."

Entre outras reivindicações da classe estão a criação da carreira jurídica para delegados, pois os profissionais exercem funções típicas de juízes e promotores de justiça e não têm equiparação salarial. A implantação do terceiro grau para agentes e escrivães também integra a lista de solicitações.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes