Reforma para as crianças

Por

Reforma para as crian?as Com a chegada dos pequenos ? preciso pensar em adapta?es,
inclusive na ?rea de lazer da casa

Renata Solano
*Colabora??o
09/04/2008

Com a chegada de crian?as em casa, as reformas s?o inevit?veis. ? necess?rio adaptar cada c?modo para ser mais seguro, mais divertido e mais confort?vel para os pequenos. Por isso, alterar pequenos detalhes pode proporcionar resultados ?timos sem gastar muito tempo, nem muito dinheiro e, o principal, sem fazer muita bagun?a!

A arquiteta Raquel de Oliveira Fraga garante que ? poss?vel transformar uma ?rea de lazer de adultos para uma ?rea de lazer mista sem perder o charme e a beleza do espa?o. "O jardim com muitas plantas passa a ser perigoso, principalmente com muita crian?a em casa, porque prolifera insetos, por exemplo. Por isso, sem perder o charme do verde, a op??o ? retirar os arranjos de planta e colocar os brinquedos em cima da grama", defende.

Outra altera??o realizada no espa?o foi a troca da cerca de madeira por um muro baixo feito em cimento e recoberto por filetes de pedra. "A cerca ? perigosa pois a crian?a pode cair no barranco e se machucar, por isso o muro baixo ? legal. Ele n?o impede a vis?o do horizonte que ? bonito, com pinheiros e a cor clara do revestimento n?o polui o visual", comenta.

A arquiteta afirma que, com a reforma, o cliente ganhou mais espa?o para o seu lazer, pois cresceu em um metro cada uma das laterais da piscina. "Diminu?mos o espa?o com grama e aumentamos o espa?o com piso. Assim as pessoas podem tomar sol ao redor da piscina e n?o t?m preocupa??o de a crian?a cair dentro da ?gua", afirma.


(IMAGEM 01: antes da reforma)



(IMAGEM 02: Espa?o reformulado)


As principais altera?es do espa?o est?o voltadas para a divers?o e para a seguran?a das crian?as. A arquiteta afirma que a ?rea de lazer ficou mais ampla, mais colorida e, portanto, divertida e mais f?cil de limpar. "Trabalhar com planta ? muito complicado, tem sempre que fazer limpeza e ter cuidados especiais. A casinha ? feita em pl?stico e pode ficar exposta ?s varia?es clim?ticas e a cama el?stica ? coberta com isopor nas partes de fixa??o, ent?o, n?o tem problema tamb?m com o tempo. Gastou-se muito pouco e transformamos o espa?o em mais atrativo para as crian?as e sem perder a fun??o para os adultos", define.

Al?m disso, a arquiteta indicou o uso de plantas trepadeiras para revestir o muro. "Assim amplia o uso do verde que d? a sensa??o de maior contato com a natureza e impede o envelhecimento do muro em si. Mas para usar esse tipo de planta ? preciso que o vizinho de muro compartilhe a id?ia ou que o dono fa?a a capina regularmente para que n?o invada a parte do muro vizinho", comenta.

Mas Raquel comenta que se n?o h? como proteger a ?rea da piscina com algum tipo de obstru??o, ? preciso que haja sempre um acompanhante por perto. "?s vezes n?o ? ideal fazer uma piscina espec?fica ou mesmo proteger a j? existente com alguma cerca. Esse tipo de cuidado nem sempre ? necess?rio levando em conta que a crian?a vai crescer e vai conseguir se cuidar sozinho em algum tempo, mesmo que com o uso de b?ias. Por isso deixei a piscina do jeito que estava e s? alterei os entornos", explica.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF