Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 16h

Campanha da Fraternidade convoca a sociedade para debater a Seguran?a P?blica


Da Reda??o

A onda de discuss?es sobre a inseguran?a nas cidades brasileiras ganha refor?o com a Campanha da Fraternidade (CF) 2009, que ser? lan?ada nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, ?s 19h, na Catedral Metropolitana, em Juiz de Fora. Neste dia, tamb?m ? celebrada a quarta-feira de Cinzas e o in?cio da Quaresma.

Este ano, a Igreja escolheu o tema Fraternidade e Seguran?a P?blica, com o objetivo de promover o debate sobre a seguran?a p?blica e contribuir para a promo??o da cultura da paz nas pessoas, na fam?lia e na comunidade, a fim de que todos se empenhem na constru??o da justi?a social.

O tema foi definido ap?s uma mobiliza??o das bases que coletam assinaturas nos Centros Regionais e as enviam ? Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), defendendo temas que uma pastoral, um movimento ou uma regional consideram importantes. Para 2009, havia mais de 20 propostas diferentes, entre as quais estava a Seguran?a P?blica, liderada pelas pastorais da Crian?a e Carcer?ria. A Pastoral da Juventude e as pastorais Sociais propunham temas espec?ficos, mas depois decidiram pelo da Seguran?a P?blica, facilitando a vota??o, feita em uma reuni?o especial do Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

A Campanha retoma temas j? abordados anteriormente, como Fraternidade e os Encarcerados e Fraternidade Sim, Viol?ncia N?o, mostrando a preocupa??o da Igreja com o problema da viol?ncia e da inseguran?a. A proposta da CF ? fazer com que a comunidade levante as situa?es de inseguran?a e viol?ncia, questione suas causas e procure se organizar para combat?-las.

O agente da Pastoral Carcer?ria em Juiz de Fora, Manoel Paix?o, afirma que a campanha busca orientar os crist?os atrav?s de tr?s pontos: ver, julgar e agir. "Ver a realidade que nos cerca, julgar ? luz de Deus e de seus ensinamentos e partir para as a?es concretas."

O texto-base da CF apresenta pistas de a??o. Entre as sugest?es est?o conhecer a Defensoria P?blica e fazer parcerias com ela para que os pobres tenham um advogado que os defenda em casos de necessidade, e participar das confer?ncias municipais, estaduais e nacional de Seguran?a P?blica, organizadas pelo Minist?rio da Justi?a, a fim de realizar as Confer?ncias Livres. As conclus?es destas Confer?ncias Livres podem ser enviadas diretamente para o Minist?rio da Justi?a, sem a necessidade de passar pela Secretaria Estadual e Municipal de Seguran?a P?blica. Em Juiz de Fora, diversas palestras foram inclu?das na programa??o das escolas estaduais e municipais.

O encerramento da campanha acontece dia 5 de abril, no domingo de Ramos e ?ltimo dia da Quaresma. A data ? marcada pela Coleta da Solidariedade em todas as igrejas do Brasil. Todo o valor arrecadado nas missas do dia ? destinado para a CF 2009, sendo que 40% s?o enviados para a igreja nacional e o restante para a igreja local.

Situa??o carcer?ria em Juiz de Fora

Segundo Paix?o, a import?ncia da CF ? propor o debate sobre a situa??o do sistema prisional. Ele diz que, em Juiz de Fora, o problema mais preocupante ? a lota??o das penitenci?rias. "No Ceresp, o limite de presos seria de 240, mas, hoje, s?o 830 presos, ou seja, 21 em cada cela, sendo que o m?ximo seria de seis. No Pavilh?o 4 da Penitenci?ria Arioswaldo Campos Pires tamb?m observamos a mesma situa??o. O limite seria de 34 mulheres, s? que est?o presas 120."

O agente da Pastoral diz que a realidade carcer?ria gera insatisfa??o, al?m de doen?as. "H? um surto de tuberculose no pres?dio e os detentos est?o mais vulner?veis ? gripe, doen?as respirat?rias e micose."

Ele afirma que a Igreja considera o sistema carcer?rio atual falido, por ser punitivo. "Defendemos o sistema restaurativo. A Pastoral Carcer?ria Nacional fez uma pesquisa apontando que entre 85% e 90% dos presos voltam a reincidir no crime. O sistema atual n?o ressocializa o indiv?duo."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes