Movimento "Fora Bejani" entrega cerca de 16 mil assinaturas para os vereadores que comp?em a CPI

Por

Segunda-feira, 26 de maio de 2008, atualizada ?s 19h

Movimento "Fora Bejani" entrega cerca de 16 mil assinaturas para os vereadores que comp?em a CPI



Daniele Gruppi
Rep?rter

O movimento "Fora Bejani" entregou nesta segunda-feira, dia 26 de maio, cerca de 16 mil assinaturas para os vereadores que comp?em a Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI), investigadora do enriquecimento il?cito e do desvio de verbas pelo prefeito Alberto Bejani.

Segundo a coordenadora do Comit? "Fora Bejani", Vict?ria de F?tima de Mello, o movimento vai continuar at? que haja a cassa??o de Bejani. Ela afirma que h? uma expectativa da popula??o de um retorno dos membros da CPI sobre as investiga?es at? o final desta semana. "Se nada acontecer, vamos promover um novo ato p?blico no s?bado, dia 31 de maio, no Cal?ad?o (Rua Halfeld)", anuncia.

O presidente da CPI, Isauro Calais, recebeu os manifestantes e declarou que considera importante a iniciativa, mas ressaltou que a CPI n?o pode se respaldar em uma a??o popular. "A CPI tem se basear em provas. Existem muitos documentos para serem analisados e pessoas para serem ouvidas".

Caminh?o encontrado na casa do Bejani ? do caseiro

Segundo Isauro Calais, chegou da Pol?cia Civil a informa??o de que o caminh?o encontrado na casa do Bejani no dia 09 de abril, data em que ele foi preso pela Pol?cia Federal, sob acusa??o de desvios de verba pela Opera??o Pas?rgada, est? em nome do caseiro. O ve?culo est? avaliado em R$ 104 mil.

O presidente da CPI informou que as declara?es do imposto de renda de Alberto Bejani, referentes a 2004, 2005, 2006 e 2007 foram entregues nesta segunda-feira, dia 26 de maio. O prazo de 45 dias para a conclus?o das investiga?es termina do s?bado, 31 de maio, entretanto, Calais afirmou que este vai ser prorrogado por mais 45 dias. Ao final deste per?odo, um relat?rio deve ser entregue e levado ao plen?rio para vota??o, o que pode resultar no impeachment do prefeito.

"Queremos utilizar o menor prazo poss?vel, mas devemos agir com prud?ncia para n?o cometermos injusti?a". O vereador Jos? S?ter Figuer?a entregou a Calais m pedido para que a CPI investigasse o contrato dos servi?os profissionais do advogado Marcelo Leonardo, que o defendeu em medida judicial Habeas Corpus.

Os pr?ximos a serem ouvidos pela CPI s?o: advogado Marcelo Abdalla, o ex-propriet?rio da atual resid?ncia de Bejani no bairro Aeroporto e o comprador da sua casa no Recanto dos Lagos.