Móveis planejados dão praticidade ao ambiente

Por

M?veis planejados d?o praticidade ao ambiente A professora Angela Maria da Silva optou pelos planejados para otimizar os dormit?rios, conferindo aos c?modos um estilo contempor?neo

Daniele Gruppi
Rep?rter
08/12/2008

Dormit?rios com vigas e pequenos. Esta era a reclama??o da professora Angela Maria da Silva em rela??o ao seu apartamento. O problema foi solucionado pela arquiteta Juliana Mara, atrav?s dos m?veis planejados, ou seja, feitos sob medida.

Segundo a arquiteta, os planejados s?o cada vez mais procurados por aqueles que pretendem otimizar espa?os. "Decorar apartamento com os planejados era status, agora ? necessidade, pois os im?veis mais novos s?o bem menores que os mais antigos."

As vantagens apontadas por Juliana, al?m da personaliza??o, ? o estilo contempor?neo que confere ao ambiente, revelando um novo jeito de morar, e a valoriza??o do apartamento. "Os planejados disponibilizam alguns acess?rios diferentes, como mais op??o de calceiro, tulhas, passadeiras, porta-j?ias, dentre outros", completa.

Para Juliana, dificilmente a cliente ia conseguir decorar o local, utilizando m?veis convencionais. "N?o encaixariam entre as vigas e pilares." A arquiteta apostou tamb?m nas portas de correr. "Ocupam menos espa?o que a convencional, ideais para ambientes pequenos."

Os recursos foram utilizados, pois a cliente n?o queria quebrar paredes e nem sempre ? poss?vel retirar as vigas, j? que elas d?o a sustenta??o ao pr?dio. Foram necess?rios 45 dias, desde o in?cio do projeto at? a montagem final dos m?veis. "Elaboramos o layout do apartamento, com o objetivo de tornar o espa?o funcional e de f?cil circula??o."

Juliana conta que duas recomenda?es da cliente eram fazer um fraud?rio no quarto do filho e colocar um espelho no quarto de casal. O fraud?rio era f?cil de resolver. Quando o menino crescer, poder? ser utilizado como uma bancada de estudos. O espelho, entretanto, foi mais complicado. "N?o tinha espa?o para coloc?-lo." A solu??o foi fazer uma das folhas da porta de espelho.

Ela optou por desenhar os m?veis mais retos, com os puxadores mais discretos, uma tend?ncia atual. Devido ao tamanho dos dormit?rios, a sugest?o foi introduzir apenas arm?rios, camas e criados.

Utilizou cores mais neutras, sobretudo a branca, para deixar os c?modos com apar?ncia clean e tamb?m para dar uma sensa??o de aumento no espa?o. A arquiteta revestiu ainda o pilar com l?minas de mdf. "Disfar?a o pilar e d? um toque mais leve ao ambiente."

Para quem se interessar pelos planejados, assim como Angela, a arquiteta d? algumas dicas importantes na contrata??o do servi?o, que faz a diferen?a no resultado final. Primeiro, deve-se escolher uma empresa ou profissional que possua uma equipe de montadores eficiente e, por quest?o de est?tica do produto, aquele que ofere?a um material resistente e com bom acabamento.

Depois, medir todo o local que receber? os planejados. "As medidas da planta costumam n?o conferir com as reais", alerta. Como pode sair mais caro que o tradicional, a regra ? fazer a pesquisa de pre?os em v?rias lojas.