Instabilidade no abastecimento de energia el?trica gera transtornos

Por

Instabilidade no abastecimento de energia el?trica gera transtornos
Terça-feira, 24 de setembro de 2013, atualizada às 17h28

Instabilidade no abastecimento de energia elétrica gera transtornos a empresários e moradores de Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter

Empresas de Juiz de Fora têm registrado problemas no abastecimento de energia elétrica nos últimos dias, ocasionando transtornos em equipamentos e sistemas de rede de informática. Após uma interrupção no abastecimento ocasionada na região central da cidade, durante a madrugada da última segunda-feira, 23 de setembro, e a manutenção dentro da subestação Juiz de Fora II na manhã de terça-feira, alguns picos foram gerados na tensão das redes 110 e 220V.

A interrupção de energia na madrugada da última segunda chegou a corromper a base de dados de um laboratório da cidade. De acordo com o gerente de Tecnologia de Informação da empresa, Flávio Leite Januário, "a situação ficou caótica. As máquinas não estavam reconhecendo os comandos. Só consegui recuperar depois das 8h, quando mais de 90% já estava normalizado", afirma.

A situação se complicou ainda mais na manhã da terça-feira, quando Flávio notou que os no-breaks do laboratório - equipamentos de energia ininterrupta provida por baterias - funcionavam por um tempo máximo de três minutos e, em seguida, apitavam anunciando a ausência de carga. Os técnicos estranharam a situação e resolveram medir a tensão da rede elétrica, quando se depararam com índices que configuravam uma sobretensão, ou seja, um aumento repentino da voltagem. "Chamamos eletricistas e descobrimos que uma das fases rede elétrica registrava de 133 a 139 volts. É fora do normal. O no-break detectava a alta tensão e se desconectava da energia elétrica. Nosso sistema começou a ter problema novamente", conta.

A situação também foi percebida pelo departamento técnico de uma empresa de montagens elétricas, localizada no bairro Manoel Honório. A equipe detectou a alteração na voltagem da rede elétrica e teve que paralisar as atividades, acionando um eletricista das obras da empresa para medir a tensão. "Os estabilizadores não funcionaram de forma correta. Só não chegaram a queimar porque a gente entendeu o que estava acontecendo e não insistimos em ligá-los", relata a funcionária Luciana Sabri.

Ela afirma que foi feito um contato com o atendimento da Cemig, mas a empresa alegou que ainda não havia recebido nenhuma reclamação sobre o problema. "Eles disseram que iriam mandar um técnico, mas se caso não fosse constatado o problema, iriam cobrar pela visita técnica. O profissional não veio. Como somos da área, fizemos a medição com nossos equipamentos e identificamos depois que já haviam resolvido."

Sobretensão foi consequência de queda de energia na segunda

Segundo a assessoria da Cemig, o problema de sobretensão ocorreu em razão de uma reconfiguração que os técnicos realizavam dentro da subestação Juiz de Fora II, após a queda de energia ocorrida na madrugada de segunda-feira. Durante a manutenção, realizada no horário entre 9h e 15h, alguns pontos da cidade receberam uma tensão que superou os índices aceitáveis na transmissão de energia elétrica.

Ainda segundo a empresa, na segunda-feira, a queda de energia ocorreu por causa de um problema na rede subterrânea no centro da cidade, que teria afetado a subestação Juiz de Fora II e gerado um impacto a 39.386 clientes. A queda de energia ocorreu às 2h38 e durou 53 minutos.

A Cemig afirma ainda que após a manutenção dentro da subestação, o fornecimento de energia foi normalizado. Sobre as reclamações, algumas empresas de Juiz de Fora registraram a alteração na tensão, mas que segundo a companhia, foram em registrados em alguns locais, não identificados em toda a rede.

Piques de luz são registrados por moradores nesta quarta

As falhas no sistema de transmissão de energia não têm sido registradas apenas pelos setores de informática das empresas. A proprietária de uma empresa de paisagismo, localizada no Alto dos Passos, Daniele Sabre, tem registrados oscilações nos últimos dias, principalmente nesta quarta-feira, 25. "Hoje eu liguei para a  Cemig. Eles afirmaram que vão passar a solicitação para um técnico averiguar o que está acontecendo. Dias atrás meu computador chegou a desligar várias vezes, porque eu não tenho no-break. Tive que desligar o computador e deixar de trabalhar nele. Você às vezes tem algum registro e acaba perdendo", relata.

No Facebook, populares se manifestaram sobre a questão na página Juiz de Fora dá depressão. Num dos posts desta quarta, o moderador questiona sobre o "abastecimento instável de energia na região central da cidade". Até o fechamento desta matéria, 28 pessoas se manifestaram identificando pontos da cidade onde a corrente elétrica tem oscilado. De acordo com os moradores, há registros de pique de luz nos bairros : Cruzeiro do Sul, Granbery, São Mateus, Santa Luzia, Santa Terezinha e Centro (ver mapas).

De acordo com a Cemig, os piques de luz foram ocasionados pelo contato de um galho de árvore com a rede da Companhia em um ponto da cidade, chegando a afetar apenas a região central. O local já foi identificado e a árvore foi podada. A assessoria ainda informa que o abastecimento já foi normalizado.