Por


Concertos e festivais

Iniciei minha participa??o no Portal ACESSA.com no m?s passado sugerindo que este espa?o fosse de debate para o crescimento da m?sica em nossa Juiz de Fora. Continuo a contar com esses objetivos e, mesmo que a participa??o do leitor n?o tenha sido t?o freq?ente quanto eu esperava, vou continuar a provocar o debate e esperar sempre o di?logo com o leitor. Per?odo com coisas interessantes na cidade, concertos, pr?mios e agita??o com a chegada pr?xima do Festival de M?sica Colonial e M?sica Antiga.

Coral da UFJF
Parab?ns ao coral da Universidade de Juiz de Fora pelas premia?es no Festival Argentino. De fato, o coral faz um trabalho de excelente qualidade e se destaca no ambiente da m?sica coral na cidade, que tem tantos coros como havia pianos nas casas das boas fam?lias brasileiras. O maestro Andr? Pires consegue realmente dar ao coral todo seu colorido musical e atualiza de forma bonita a tradi??o de qualidade que o coral traz desde os tempos mais renascentistas do saudoso Vitor Giron Vassalo. O maestro ? realmene um especialista nos motetos do Manoel Dias de Oliveira, compositor da Tiradentes colonial, e mostra que pode mais, como fez no CD ? Moda da Casa. Esperamos ansiosos.

Enquanto isso, pergunto-me por que a Universidade tamb?m n?o tem, a exemplo de tantas outras, uma orquestra. No ano de 2003, assisti a um concerto na Igreja do Ros?rio de uma Orquestra Experimental da Universidade Federal de Juiz de Fora, da qual nunca mais tive not?cias. Um concerto com um solista alem?o e uma orquestra pequena, afinada e expressiva, que para Experimental, fez um concerto muito bonito, desses que a gente se lembra mesmo depois de muito tempo. Al?m de ter sido um concerto para Corne-Ingl?s! Quem a? sabe o que ? um corne-ingl?s? Com tantos m?sicos na cidade, e m?sicos de excelente qualidade, j? passa da hora da UFJF oferecer-nos mais esse presente musical.

Festival de M?sica
E j? se aproxima o Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga. J? ? o 15?! O Festival tem m?ritos grandiosos, como o de trazer a Juiz de Fora um dos mais consagrados grupos de M?sica Antiga do Mundo, o ingl?s The Sixteen (acho que foi em 1993), e outros grandes m?sicos, isso sem cobrar nada. Faz realmente a cidade respirar m?sica por quinze dias. Trouxe ? tona m?sicas e compositores das quais ningu?m nem ouvia falar o nome. Oferece cursos diversos a muitos estudantes de m?sica. Enfim, ? um evento respeit?vel que oferece muita coisa para a vida musical de Juiz de Fora.

Mas algumas coisas me incomodam, especialmente no que se refere aos concertos. ? uma quantidade de conjuntos com nomes criativos, dos mais diversos lugares, mas que deixam muito a desejar quando o assunto ? fazer m?sica mesmo. Certos concertos d?o-me a impress?o que est?o sendo improvisados, e isso soa a meus pobres ouvidos portugueses como um desrespeito ao p?blico. J? imagino que v?o dizer que estou a pedir demais, mas n?o posso conceber isso em um evento com tamanha envergadura.

Outra coisa ainda s?o os concertos de encerramento. A orquestra Sinf?nica do Festival merece um texto ? parte, mas a orquestra colonial do Festival bem que poderia ser mais esmerada. Em geral ? um programa riqu?ssimo que apresenta, com obras do Brasil Colonial e nos ?ltimos anos tamb?m de Portugal, m?sicas que temos rar?ssimas ocasi?es de ouvir, mas que s?o executadas com muitas limita?es, em concertos apertados e atravancados. Este ano ent?o trar? uma obra que, sem d?vida, ? de import?ncia ?mpar para a hist?ria da m?sica no Brasil, a ?pera Za?ra, composta pelo meu patr?cio Bernardo Jos? de Souza Queiroz, que viveu parte de sua vida no Brasil no s?culo XIX.

Um dos raros exemplos de m?sica profana no Brasil col?nia. Espero sinceramente que a ?pera receba um tratamento brilhante. Podem argumentar que trata-se de uma orquestra e coro de estudantes, mas sei que h? estudantes muito bons, sei tamb?m que o Madrigal do Festival ? da mesma forma, composto por alunos do Festival e este grupo sim, sempre se apresenta com concertos memor?veis e emocionantes. Al?m de tudo, parece-me mais conveniente uma ?pera ganhar uma vers?o em DVD!

Bom, acho que j? falei demais e n?o vou l? cansar meu leitor. Outra vez, espero sua participa??o para que eu n?o fique apenas sendo um velho chato falando de m?sica.
Bons Concertos!


Arquivo
geral