Moradores do Benfica estáo h? cerca de seis meses sem coleta seletiva

Por

Moradores do Benfica est?o h? cerca de seis meses sem coleta seletiva
Segunda-feira, 9 de abril de 2012, atualizada às 18h04

Moradores do Benfica estão há cerca de seis meses sem o serviço de coleta seletiva

Jorge Júnior
Repórter

Há seis meses o caminhão da coleta seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) não passa na João Carlos Garcia, no bairro Benfica. Com a irregularidade do serviço na região, os moradores da rua estão fazendo a separação do lixo reciclável sem que a coleta seja efetuada.

Segundo informa a moradora que reside no local há 20 anos, Dilene Lorenzeto, a situação está desmotivando a população. "Quando a coleta foi implantada, o caminhão passava três vezes por semana, regularmente, nas terças, nas quintas e no sábado. Depois, começou a ser feita somente duas vezes por semana e, com o tempo, o serviço passou a ser efetuado apenas uma vez por semana."

Dilene conta que, com a oferta do serviço, a população estava se conscientizando e fazendo a separação do lixo. "Antigamente, apenas duas casas separavam o lixo, mas depois, todas as residências começaram a praticar a divisão. Porém, com a precariedade, estamos sem motivação. Sempre perguntamos aos catadores quando o serviço vai voltar e eles só dizem que vai normalizar em breve." Em recente contato telefônico com a Demlurb, moradores foram informados de que a coleta seria normalizada no último dia 15 de março.

Situação deve ser solucionada até agosto

Segundo a assessoria do Demlurb, a situação é ocasionada porque apenas dois veículos do órgão estão operando, já que os demais não têm condição de circular na cidade. A assessoria disse ainda que os moradores não foram avisados sobre a falta do serviço, para que eles não fiquem desmotivados. Segundo o diretor de operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Paulo Antônio Delgado, uma licitação para comprar os novos caminhões de lixo deve ser aberta até o dia 19 de abril. "A previsão é de que, até agosto, a coleta seletiva seja retomada."

Para que a divisão do lixo não seja em vão, Delgado orienta que os moradores deixem o lixo com os catadores de rua ou se desloquem até o bairro Santa Maria, onde existe uma sede da Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf). A deficiência do serviço de coleta seletiva atinge toda a cidade.

Os textos são revisados por Mariana Benicá