gripes e resfriados

Por

Para fugir da gripe

Rep?rter: Emilene Campos
11/04/2000

Fraqueza, febre, dores de cabe?a e de garganta ... Quem quiser ficar bem longe dos transtornos causados pela gripe deve seguir alguns conselhos. A defici?ncia do sistema imunol?gico e baixas temperaturas s?o apontadas como principais causas da gripe. Por conta disso, a primeira recomenda??o do otorrinolaringologista Ricardo Infante Magalh?es Gomes ? que a pessoa tenha h?bitos saud?veis. O que incluem alimenta??o em hor?rios regulares, pr?tica de exerc?cios f?sicos, entre outros cuidados.

Outro m?todo de profilaxia indicado por ele ? a vacina, que deve ser tomada no in?cio do outono, no per?odo de mar?o a maio. A subst?ncia leva de 30 a 45 dias para atingir o est?gio ideal de defesa. O pediatra e infectologista, M?rio Novaes, explica que a efic?cia da vacina fica em torno de 90% e que a imunidade equivale a cinco anos. A diretora do Departamento de Vigil?ncia Epimediol?gica da Secretaria Municipal de Sa?de, S?nia Rodrigues, tamb?m confirma a efici?ncia do m?todo. Segundo ela, a vacina oferece mais de 90% de imunidade, contra gripes , o que n?o extingue a possibilidade de eventuais resfriados.

Voc? deve estar se perguntando: "se a imunidade ? de cinco anos, porque a vacina??o deve ser feita anualmente"? ? que os v?rus da gripe sofrem constantes muta?es. Ao tomar a vacina em 1999, o paciente fica protegido contra a um grupo determinado de v?rus (A, B, C, por exemplo). No ano seguinte, a vacina servir? para imuniz?-lo contra a varia??o destes v?rus (A1, B1, C1). "? por isso que, a cada ano, a Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) define uma composi??o diferente da vacina", explica a diretora do Departamento de Vigil?ncia Epimediol?gica da Secretaria Municipal de Sa?de, S?nia Rodrigues.


? por isso que algumas pessoas adquirem a doen?a, mesmo depois de vacinadas. ? o caso da aposentada Maria da Gl?ria Netto Lins, de 72 anos. Ela tomou a vacina fornecida pelo Minist?rio da Sa?de, no ano passado, e mesmo assim ficou gripada. Waldir Rodrigues, de 71, teve mais sorte e ficou de livre de dores na garganta. Para evitar problemas, Therezinha Barros, 70, (foto) associa os dois m?todos de preven??o. Al?m do uso da vacina, ela se preocupa com a alimenta??o. ?Como frutas e evito alimentos gelados, principalmente na ?poca do frio?.


O pre?o da vacina varia entre R$20 e R$30, mas os idosos acima dos 60 anos a recebem gratuitamente.

Vacina ? gratuita para idosos


A primeira campanha de vacina??o contra a gripe e a pneumonia, promovida pelo Minist?rio da Sa?de, aconteceu em 1999 e beneficiou todos com idade acima dos 65 anos. Este ano, a faixa et?ria foi ampliada para 60 anos e a vacina??o em todo o pa?s acontece dia 15 de abril. Em Juiz de Fora, o idoso vai contar com 70 postos de vacina??o. Al?m de todas as Unidades B?sicas de Sa?de, estar?o funcionando, de 8h ?s 17h, o Instituto da Terceira Idade, as Unidades Regionais Leste e Norte e o Instituto da Crian?a e do Adolescente. Mas quem n?o puder comparecer a estes locais nesta data deve procurar o posto de sa?de mais pr?ximo de sua casa at? dia 28 de abril. Confira os endere?os:

Regional Norte - Policl?nica de Benfica
R. dos Guararapes, 106.
Fone: 222-1115.

Policl?nica Regional Leste
Av. Brasil, 1150.
Fone: 690-7658.

Instituto da Crian?a e do Adolescente
Av. dos Andradas, 301.
Fone: 690-7144.

Instituto da Terceira Idade
Esp?rito Santo, 595.
Fone: 690-7725.