Governo libera terreno para construção de Centro de Triagem de Materiais Recicl?veis

Por

Sexta-feira, 17 de junho de 2011, atualizada às 15h04

Governo libera terreno para construção de Centro de Triagem de Materiais Recicláveis

Victor Machado
*Colaboração

O Governo Federal liberou o terreno para a construção do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis para a Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf). O espaço fica na rua Tenente Delfino Nonato Faria, no bairro Santa Tereza. A previsão é que a ministra do planejamento, Miriam Belchior, assine o termo de cessão do espaço para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na próxima terça-feira, 21 de junho.

A construção do centro de triagem foi discutida em audiência pública realizada no mês passado, na qual a liberação do terreno foi colocada com um dos principais entraves para o empreendimento. O projeto aprovado pela Fundação Banco do Brasil libera R$ 200 mil. Segundo estimativas de técnicos de Prefeitura, são necessários aproximadamente R$ 300 mil para construção do espaço.

Segundo o vereador Flávio Cheker, a liberação é um importante passo para a construção. Ele afirma que é preciso fazer ajustes imediatos no projeto porque as verbas sofreram alterações desde a idealização do mesmo. "Tem reduzir um pouco o custo, mas o importante é começar a construção rápido. Depois que começar, até a iniciativa privada vai querer ajudar no projeto."

De acordo com Checker, o terreno já havia sido liberado anteriormente, mas como o espaço estava sendo ocupado, foi necessário retornar com o projeto para Brasília, onde ficou pendente a assinatura da ministra, confirmada para terça-feira. De acordo com a presidente da Ascajuf, Janaína Aparecida Silva, os catadores só terão certeza da liberação quando o documento assinado for repassado à PJF. "Não vimos o documento ainda, então, esperamos que tudo dê certo e que possamos ter a certeza na próxima terça-feira [21], para, em seguida, trabalhar de forma tranquila e organizada."

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken