Adesivos de vinil fazem sucesso na decoração de interiores

Por


Adesivos de vinil fazem sucesso na decoração de interiores De rápida aplicação e preço acessível, as peças caíram no gosto da população. A criatividade é que dita o tom da decoração

Daniele Gruppi
Repórter
02/03/2009

Esqueça o papel de paredes ou quadros para decorar o apartamento, clínica ou escritório. Segundo a arquiteta Juliana Mara, a tendência, agora, é usar adesivos. "As peças em vinil conferem um estilo contemporâneo ao ambiente."

Ela afirma que há dois anos os adesivos de vinil viraram hit, por serem de rápida aplicação e preço acessível. "Eles dispensam pedreiros e tintas." O valor da peça é determinado conforme o tamanho, cor e complexidade do desenho. O metro quadrado de uma gravura pode variar entre R$ 35* e R$ 50*.

Juliana garante que o adesivo não danifica a parede. "Quando a pessoa enjoar, pode tirá-lo e colocar outro, transformando o ambiente."

Outra vantagem das peças é a possibilidade de personalização. "A pessoa pode escolher diferentes desenhos e pode também utilizá-lo não só em paredes, como em vidros, azulejos, armários e espelhos." A onda de personalizar também domina os objetos. Segundo a arquiteta, vale usar adesivos em geladeiras, torradeiras e bandejas. A criatividade é que dita o tom da decoração.

Aplicação

Para aplicar os adesivos, Juliana diz que a superfície deve estar limpa. Ela aconselha a passar álcool e esperar secar por cerca de 30 minutos para melhor aderência. Em seguida, deve-se dispor o desenho na posição desejada, firmando-o com fita crepe. Dessa forma, se a pessoa errar, não perderá o adesivo, pois ele é de aplicação única.

Se o desenho for grande, o ideal é começar pelas partes maiores. Ao certificar-se de que o desenho está correto e na posição desejada, é hora de retirar o papel branco progressivamente, fixando o adesivo na parede e deixando-o colado apenas no papel transparente. Para não enrugar, a arquiteta aconselha a usar uma espátula.

Após aplicar o adesivo, retire o papel transparente. Apenas o adesivo estará fixo. Se ao final, a pessoa constatar que não conseguiu evitar as bolhas, a dica é usar uma agulha fina para furá-las. Caso o desenho esteja dividido em varias peças, é só seguir os passos anteriores.

Mercado

A demanda crescente por este tipo de decoração é grande em Juiz de Fora. O sócio de uma gráfica rápida, Bruno Souza, afirma que a procura pelos adesivos em vinil aumentou 65% há um ano na empresa. Ele afirma que as peças já tinham boa aceitação para decoração de vitrines.

Além de imprimir, Souza também faz o desenho, de acordo com o gosto e a necessidade do cliente. Apostando no sucesso do produto, ele vai, a partir dessa semana, disponibilizar na gráfica desenhos prontos para o consumidor. Recentemente, decorou uma clínica odontológica e um centro de diagnóstico por imagem com adesivos.

"Os adesivos atraem os juizforanos por ser de fácil de aplicação e pela versatilidade. Podem ser colocados em quase todo tipo de superfície e a pessoa escolhe o que quer. Pode ser uma frase que expresse o momento em que vive, caricaturas, dentre outras possibilidades."

Dicas

Souza dá algumas dicas para quem quer personalizar o ambiente com os adesivos. Ele não aconselhável utilizar mais de duas ou três cores no local para se ter um ambiente equilibrado e agradável.

Nos lugares pequenos são indicadas as cores frias. Já nos espaços muito amplos podem utilizar cores vibrantes e quentes para obter o efeito visual das paredes mais próximas. Em quartos, são ideais adesivos de cores claras, como o azul e o verde claros para se ter uma boa noite de sono. "Se a pessoa coloca cores muito vibrantes, ela não relaxa." A cozinha e a copa podem ser decoradas com cores fortes, como vermelho, laranja e amarelo, que despertam o apetite.

**Preços fornecidos em dezembro de 2008

*Os textos são revisados por madalena Fernandes