Bombeiros comemoram queda no número de queimadas, mas alertam sobre os riscos de inc?ndio com os ventos de agosto

Por

Segunda-feira, 04 de agosto de 2008, atualizada ?s 16h01

Bombeiros comemoram queda no n?mero de queimadas, mas alertam sobre os riscos de inc?ndio com a temporada de ventos



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Durante o m?s de julho deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou 104 ocorr?ncias de inc?ndio em vegeta??o em Juiz de Fora e regi?o. O n?mero ? menor que no mesmo per?odo do ano passado, quando 132 ocorr?ncias foram registradas.

Apesar da diminui??o de ocorr?ncias, o Corpo de Bombeiros ainda considera o n?mero alto. "Esse n?mero ? grande para um m?s. Poderia ser menor", diz o assessor de comunica??o social do 4? Batalh?o de Bombeiros Militar (4?BBM), sargento da Silva.

Em 2007, o maior n?mero de ocorr?ncias foi registrado na Zona Norte de Juiz de Fora, na Barreira do Triunfo. O Corpo de Bombeiros informou que, em 2008, os inc?ndios est?o bem distribu?dos pela cidade.

As queimadas florestais, facilitadas pelo tempo seco e frio que ressecam a vegeta??o, s?o agravadas em agosto por causa dos ventos. "O fogo se propaga mais r?pido", diz, pedindo aten??o redobrada. "A popula??o precisa colaborar". Para evitar os inc?ndios florestais, o Corpo de Bombeiros orienta a n?o colocar fogo em lote vago, n?o fazer rituais religiosos na vegeta??o com utiliza??o de velas, n?o jogar palitos de f?sforos ou tocos de cigarro acesos ?s margens da rodovia e evitar queimar o lixo.

Os Bombeiros ainda alertam que as queimadas matam animais e plantas, desgastam o solo e diminuem as nascentes dos rios. A fuma?a polui o ambiente, provoca doen?as respirat?rios acidentes nas rodovias e pode avan?ar, atingindo casas e estabelecimentos comerciais.

Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar para o n?mero 193.