Efetivo policial será reforçado nas ruas do Centro no fim de ano

Por

Efetivo policial ser? refor?ado nas ruas do Centro no fim de ano
Sábado, 29 de novembro de 2014, atualizada às 09h47

Efetivo policial será reforçado nas ruas do Centro durante o fim de ano

Policiais militares lançaram na manhã deste sábado, 29 de novembro, a Operação Natalina, que irá aumentar o efetivo policial nas ruas do Centro de Juiz de Fora durante o período das compras de fim de ano. 

Até o dia 4 de janeiro de 2015, 120 policiais militares da área administrativa da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM) serão remanejados para atuar em turnos diferentes, de maneira a atender aos horários do comércio.

"A nossa intenção é dar mais segurança às pessoas que vierem ao centro para as compras de final de ano. O policiamento será feito à pé, que oferece mais agilidade para atender às pessoas nos centros comerciais, por viaturas. Afora este efetivo da Operação Natalina, contaremos com o efetivo ordinária", explica o assessor de comunicação da 4ª RPM, Major Edmar Pires.

A PM dá orientações sobre como proceder ao transitar pelo centro comercial, com dicas para garantir a segurança. É recomendado aos consumidores pagar as compras com cheque ou cartão, não andar com muito dinheiro, ficar atento à carteira, evitar aglomerações, antecipar as compras para dias de menor movimento, ficar atento aos esbarrões, não perder as crianças de vista, evitar o uso de roupas e joias que chamem a atenção, evitar ficar com as mãos ocupadas e ter dinheiro separado para pequenas despesas.

Ação cívica mobiliza cidadãos

Ainda na manhã deste sábado, a 30ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar realiza a quarta edição da ação cívica e social no parque. O evento oferece orientações sobre direitos dos cidadãos e opções de lazer. Às 9h, a Banda da Polícia Militar abriu as atividades em uma solenidade com a presença de policiais.

Até as 13h, o público terá acesso às orientações jurídica, médica, sobre o câncer de próstata, sobre como lidar com portadores de deficiência física, informações sobre DST/Aids, aferição de pressão e glicemia, marcação de mamografia e confecção de documentos.

Além disso, atividades de lazer e conscientização compõem a programação, como pintura de rosto, distribuição de bolas, rua de lazer, distribuição de sementes de árvores, trocas de livros e gibis, campanha de doação de brinquedos, doação de cães, e dicas de segurança pela Polícia Militar.

Participam da ação agentes da Guarda Municipal e do 4ª Batalhão de Infantaria Leve (Montanha), alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), Sesc, Senac, agentes da Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora e Hospital Universitário da UFJF.