Chuva provoca alagamentos em bairros da Zona Norte de Juiz de Fora

Por

Chuva provoca alagamentos em bairros da Zona Norte de Juiz de Fora
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014, atualizada às 11h36

Chuva provoca alagamentos em bairros da Zona Norte de Juiz de Fora

As pancadas de chuvas que caíram sobre Juiz de Fora no fim da tarde da última quinta-feira, 4 de dezembro, chegaram a provocar seis alagamentos, queda de árvores, ameaça de desabamento de um muro e a danificação de uma rua dentro do residencial do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo informações da subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as ocorrências foram registradas entre as 17h de quinta-feira, 4 de dezembro, e 10h desta sexta-feira, 5. O maior volume de precipitação, de acordo com órgão, foi de 83 milímetros cúbicos, registrado no bairro Filgueiras, na zona Norte, enquanto na Ponte Preta foi de 60 mm. A média registrada em toda a cidade foi de 20,26 mm.

A água chegou a invadir duas casas em um trecho da rua Orlando Riani, no Filgueiras, zona nordeste. Ruas do bairro Jóquei Clube e Vila dos Sonhos também foram atingidas. Até a manhã desta sexta-feira, as equipes de assistência social da Defesa Civil ainda estão no local, prestando atendimento às famílias afetadas.

Ainda na Zona Norte, uma área de ocupação irregular localizada na comunidade Ponte Nova, no bairro Industrial, também foi afetada pela água das chuvas. A Defesa Civil chegou a dar orientações aos moradores que residem no local. A água chegou a invadir também a rua Tenente Átila Vinícius, no bairro Ponte Preta. Os locais foram os de maior registro de pancadas.

A avenida Juscelino Kubitschek chegou a registrar alagamento à altura da entrada do bairro Cidade do Sol. Foi necessário aguardar o nível de água baixar com o escoamento pelas bocas de lobo que existem nas imediações. Houve ainda falhas nos semáforos, que foram corrigidas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) ainda na noite de quinta-feira. As ruas chegaram a amanhecer tomadas por lama, e a Prefeitura de Juiz de Fora realizará a limpeza nesta sexta-feira.

Rua e muros danificados

Além dos alagamentos, uma rua localizada no residencial Miguel Marinho, do programa Minha Casa Minha Vida, na Zona Norte, foi danificada pela água da chuva. Técnicos da Defesa Civil estão avaliando as causas e irão encaminhar o caso ao setor responsável pela correção da pavimentação. 

Devido às chuvas, a subsecretaria chegou a registrar a ameaça de desabamento de um muro em um local chamado Vila Isabel. O proprietário do imóvel foi orientado a realizar reparos para que os vizinhos não sejam prejudicados. A ocorrência será encaminhada à Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) para a fiscalização do morador.

A Defesa Civil também registrou a queda de uma árvore em uma área de ocupação irregular, na Barreira do Triunfo, próximo à entrada da BR-040. Também duas ameaças de queda de árvores e um trinca em muro de divisa que ainda estão sendo relatadas nos locais pelos engenheiros da subsecretaria.

Previsão do tempo

Áreas de instabilidade provocadas pela passagem de uma frente fria sobre a região devem provocar mais chuvas sobre algumas partes do estado durante o final de semana. A tendência é de céu nublado com chuvas ocasionais entre esta sexta, 5, e domingo, 7 de dezembro. Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente começa a perder força a partir de domingo, mantendo o céu nublado, porém sem possibilidade de chuvas.

De acordo com o Inmet, o maior registro de chuvas na região nas últimas 24h foi em Muriaé, com 67 mm, seguido por Coronel Pacheco, com 62.4. Viçosa chegou a registrar precipitação de 58,2 mm.