Arte para quem tem muita imagina??o Inaugura??o do Centro de Conviv?ncia Recrear promete levar qualidade de vida e inclus?o a pacientes mentais

Fernanda Leonel
Rep?rter
22/05/2006
Ou?a um pouco do som da banda "Os Impacientes", composta por usu?rios da rede de sa?de mental de Juiz de Fora. A banda foi a respons?vel pela abertura da inaugura??o do Centro de Conviv?ncia Recrear

Veja!

Gente conhecida, que esperava para subir no palco e dizer algumas palavras para o p?blico presente. Pessoas nem t?o conhecidas assim, que procuravam saber o que estava acontecendo ou que apostavam na inaugura??o. Todo mundo parou para ouvir a Banda Os Impacientes, formada por membros do Capes Casa Viva, espa?o que tamb?m promove atividades e cuida da inclus?o social de portadores de doen?as mentais, em Juiz de Fora.

A apresenta??o da banda aconteceu para marcar a inaugura??o do Centro de Conviv?ncia Reacrear, que pertence ao Departamento de Sa?de Mental, da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental. Mas a id?ia da apresenta??o parecia trazer alguma simbologia. Os cinco componentes do grupo s?o pacientes com quadros graves de dist?rbios que encontraram na arte da m?sica a inclus?o social e melhorias cl?nicas. Exatamente a proposta do Centro de Conviv?ncia que estava sendo inaugurado.

A inagura??o aconteceu ?s 10h e contou com a presen?a de pol?ticos e representantes de diversas ?reas da sociedade. A inten??o era apresentar a estrutura f?sica do Centro e explicar para os presentes as atividades que v?o ser desenvolvidas no local.

O Centro de Conviv?ncia Recrear pretende ser um espa?o para a produ??o de arte, de atividades educativas e de gera??o de renda para os pacientes, al?m de possuir tamb?m a fun??o de ?rea de lazer. Vai ser nesse espa?o que pacientes com dist?rbios mentais v?o poder soltar a imagina??o, aprender e ainda vender os seus produtos para a comunidade.

O Centro vai abrigar tamb?m a Cooperativa Trabalharte, que ? considerada a semente de toda essa id?ia. Atrav?s do Trabalharte, cerca de 50 pessoas, entre familiares e pacientes com problemas mentais desenvolvem trabalhos artesanais. Esses trabalhos, segundo depoimentos dos pr?prios atendidos, ajudam a recuperar a auto-estima, desenvolvem habilidades em quem pratica e ajudam na renda, j? que o dinheiro das vendas dos artesanatos fica com quem os produz.

A expectativa ? que as atividades desenvolvidas pelo novo centro somadas ?s atividades do Trabalharte, atendam aproximadamente 150 pacientes por m?s. Com a transfer?ncia do Departamento de Sa?de Mental da Prefeitura para o espa?o f?sico do Recrear, os programas "Transtorno ? Ansiedade", "Aten??o ? Depend?ncia Qu?mica" e de "Aten??o de Sa?de Mental da Crian?a", que j? funcionavam na cidade, tamb?m passam a ter sede no endere?o do Centro de Conviv?ncia.

O novo pr?dio da sa?de municipal fica na rua Vilela Filho, 32, no bairro Santa Helena. Nesse espa?o v?o trabalhar sete psiquiatras, nove psic?logos, dois assistentes sociais, dois enfermeiros, um neuropediatra e um gastroenterologista.

Balan?o
A secret?ria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, Nininha Soares (foto ao lado) destaca a import?ncia da cria??o do centro para a cidade: "nossos pacientes v?o ter grandes oportunidades para produzir. Com isso, trabalhamos para que pacientes mentais sejam tratados exatamente como cidad?os que s?o".

O chefe do Departamento de Sa?de Mental, Jairo Gama (na foto com a secret?ria de sa?de), tamb?m destaca a fun??o de inclus?o do projeto, acrescentando ainda o diagn?stico que esse tipo de atividade traz benef?cios para a melhoria do quadro cl?nico dos pacientes.

"Vamos oferecer n?o apenas tratamento adequado, mas tamb?m a inser??o efetiva do paciente na comunidade, atrav?s da produ??o de arte, das oficinas de gera??o de renda, de projetos educacionais e de parcerias com outros projetos semelhantes na cidade", cometou o chefe Jairo Gama.

O chefe do Departamento de Sa?de Mental disse que conhece dois projetos desse tipo que possuem sede em Belo Horizonte e quem tem certeza que, assim como s?o bem sucedidos os atendimentos e resultados na capital, o Recrear tem tudo para trazer grandes benef?cios ? popula??o de Juiz de Fora.

Nas atividades formais de inaugura??o, discursaram a Secret?ria de Sa?de, Nininha Soares, os vereadores Paulo Rog?rio e Ant?nio Jorge, o presidente da C?mara Municipal, Vicente de Paula (Vicent?o), o deputado estadual Sebasti?o Helv?cio, e o chefe do executivo municipal Alberto Bejani. Todos destacaram a import?ncia do novo Centro de Conviv?ncia para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos, assim como n?o esqueceram de mencionar a semana de comemora??o do anivers?rio de 156 anos da cidade.

O maior discurso foi do prefeito, que parecia muito satisfeito com a apresenta??o da banda formada por pacientes com dist?rbios mentais. Foram dele as palavras que encerraram a solenidade de inaugura??o: "Parab?ns a todos voc?s, pacientes da rede de sa?de municipal. Voc?s ? que s?o normais,e n?s temos muito a aprender com voc?s.