Número de mortes causadas pela chuva chega a trás na Zona da Mata

Por

Terça-feira, 28 de dezembro de 2010, atualizada às 13h

Número de mortes causadas pela chuva chega a três na Zona da Mata

Aline Furtado
Repórter

As chuvas que caem sobre o Estado de Minas Gerais já fizeram três vítimas na Zona da Mata mineira, em um período de dois meses. O número chega a cinco em todo o Estado.

Na noite da última segunda-feira, 27 de dezembro, por volta das 20h, uma mulher de 31 anos morreu, em Cataguases, depois de sua residência, localizada no bairro Leonardo, ter sido soterrada por uma encosta (foto ao lado).

Segundo a Defesa Civil estadual, além da vítima fatal, mais duas pessoas foram resgatadas dos escombros. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Cataguases informou que o Rio Pomba subiu cerca de cinco metros, alagando a cidade. Foram registrados 106 milímetros de chuva durante a madrugada da última segunda-feira. Entre os bairros mais atingidos estão Pouso Alegre, Beira Rio, Bom Sucesso, além do Beco do Haroldo. Cataguases soma 24 desalojados, que foram encaminhados à Escola Municipal Flávia Dutra.

Em Juiz de Fora, também na noite da última segunda-feira, um menino de 4 anos morreu devido a um deslizamento de terra sobre a casa de sua família, no bairro Marilândia. O menino foi retirado dos escombros com vida e encaminhado à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu, morrendo em seguida. De acordo com a Polícia Militar (PM), além da vítima fatal, outras nove pessoas ficaram feridas. O deslizamento da encosta atingiu três casas. A Defesa Civil esteve no local e interditou cinco residências, por medida de segurança.

Em Muriaé, a Defesa Civil registrou diversos pontos de inundação. Os bairros mais atingidos são Santana, José Cirilo, Napoleão, Dornelas e Barra. Houve deslizamento de terra no bairro Joanópolis.

Cinco mortes no Estado

No Estado, o total de vítimas devido às chuvas de 2010 chega a cinco. Uma foi na capital, Belo Horizonte, em novembro, quando um homem de 36 anos foi levado pelas águas do Córrego do Onça. Também em novembro, uma mulher de 62 anos morreu após sua casa desabar em Visconde do Rio Branco. No início do mês de dezembro, uma adolescente de 13 anos morreu ao ser arrastada pela enxurrada durante um temporal em Santa Maria do Suaçui.

Situação de emergência

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, 33 municípios mineiros decretaram situação de emergência devido às chuvas intensas. Entre eles, Cataguases, Além Paraíba, Guiricema, Mar de Espanha, Muriaé, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Mais chuva

De acordo com o 5º Distrito de Belo Horizonte, a população da Zona da Mata deve continuar em alerta devido à previsão de chuvas, que devem ocorrer até a próxima quarta-feira, dia 29. As precipitações são provocadas devido à atuação de uma frente fria que atua sobre o litoral do Rio de Janeiro. As chuvas devem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios. A tendência é que as precipitações diminuam no final de semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


O Estado já registra cinco mortes pelas chuvas, uma pessoa morreu em Belo Horizonte, outra em Visconde do Rio Branco e a terceira vítima em Santa Maria de Sapucaí. Somente nessa segunda-feira duas pessoas morreram com as fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata.

Segundo a Defesa Civil estadual, três pessoas foram resgatadas nos escombros da casa atingida em Cataguases, uma delas era Marisângela. Durante toda noite equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal, realizaram as buscas. Às 3h30 o corpo da vítima foi encontrado.

Segundo a Defesa Civil em Cataguases, o Rio Pomba subiu cerca de 5 metros e alagou a cidade. O prefeito deve decretar estado de emergência ainda esta semana.