Comerciantes e população cobram mais esclarecimentos sobre área Azul Noturna

Por

Comerciantes e popula??o cobram mais esclarecimentos sobre ?rea Azul Noturna

Comerciantes e população cobram mais esclarecimentos sobre Área Azul Noturna

Serviço entra em funcionamento na próxima terça, 1º, e expectativa é pela saída dos flanelinhas

Lucas Soares
Repórter
29/08/2015

A Área Azul Noturna entra em funcionamento na próxima terça-feira, 1º de setembro, no bairro Alto dos Passos, na Zona Sul de Juiz de Fora. O serviço, já existente em outras cidades, funcionará pela primeira vez no município após diversos pedidos do setor de bares e restaurantes da região, para combater o alto número de "flanelinhas" na localidade.

Com a adoção da medida, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pretende erradicar a prática da atividade de guardador de carro, considerada ilegal. Apesar de até o momento nenhuma ação efetiva do Poder Público ter conseguido retirá-los do local, a Secretaria de Governo afirma que está trabalhando na conscientização da categoria e acredita que desta vez a história será diferente. "A PJF vem desenvolvendo uma matriz operacional para dar aos cidadãos que exercem a atividade de flanelinha alternativas de obtenção de renda e até mesmo incluí-los em programas da PJF. Neste sentido, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a Amac, realizaram um diagnóstico socioeconômico destes "flanelinhas". A partir destes dados, foram traçadas estratégias. Dentre elas, reinserção escolar destas pessoas, através do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os programas nacionais de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de Inclusão de Jovens (ProJovem). Outra proposta é referenciá-los para a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) mais próxima de suas residências e utilizar o sistema de "Consultório de Rua" para aqueles que estão em situação de rua. Há, inclusive, a intenção de inseri-los no mercado formal de trabalho, através do JFEmpregos", explica, em nota.

No entanto, há quem acredite que o usuário terá que pagar dobrado pelo serviço de estacionamento na rua, como o professor Daniel Britto. "A Área Azul Noturna com certeza não vai funcionar. Isso é só mais uma forma da Prefeitura arrecadar dinheiro. Apesar de ter um comércio grande no bairro, aqui é uma área residencial. Meu pai mora aqui e, para eu parar na porta da casa dele, terei que pagar Área azul. Não tem cabimento isso", opina.