Aplicativo orientar? usuário sobre a localização e chegada de ?nibus

Por

Aplicativo orientar? usu?rio sobre a localiza??o e chegada de ?nibus
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014, atualizada às 09h28

Aplicativo orientará usuário sobre a localização e chegada de ônibus em JF

O aplicativo para smartphone CittaMobi permitirá aos usuários do transporte público de Juiz de Fora saber informações completas sobre pontos de ônibus, linhas e tempo para a chegada do próximo veículo. A iniciativa foi incorporada ao projeto "No Ponto", anunciada na última quarta-feira, 3 de dezembro, pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB).

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS ou através do site do projeto. A ferramenta permite informar os pontos de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra, ou em outro local desejado; disponibiliza as linhas que atendem a cada ponto da cidade, com a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência; informa se os ônibus são adaptados para deficientes; marca as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados; visualiza os arredores do ponto escolhido, com o recurso Street View, do Google Maps; informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um dos pontos; possibilita habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer; e informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso no momento da consulta e onde se encontram.

Segundo o prefeito, além da ferramenta para o usuário, o projeto "No Ponto" contempla também a Central de Controle e Monitoramento (CCM), que se encontra em fase de implantação na Settra. O aplicativo e o CCM operam através dos dados recebidos pelo sistema de GPS, instalado em cem por cento da frota de ônibus da cidade. Esse equipamento já opera desde abril, e cada empresa foi responsável pela aquisição dos mesmos. Juiz de Fora é hoje a primeira cidade brasileira a adotar um sistema que integra o órgão gestor, o usuário e as empresas concessionárias. Cada um com suas funções.

A atribuição da Settra é acompanhar e garantir o cumprimento dos horários e trajetos, definidos para cada linha de ônibus. Em um primeiro momento, o sistema foi importante para readequar algumas linhas, cujos horários já não estavam mais de acordo com os trajetos realizados. Mais de cem linhas passaram por este processo. A partir de agora, a Settra poderá avaliar o desempenho entre as viagens planejadas e as realizadas e a pontualidade das mesmas.

Já as empresas de ônibus, pelas suas próprias centrais de monitoramento, poderão também identificar possíveis problemas, como falha mecânica do veículo, acidente ou obras no trajeto, entre outros eventos, e comunicar com a Settra, para que a mesma possa definir itinerários provisórios. A expectativa é de que este tipo de informação possa chegar para o usuário de transporte público, também pelo smartphone. Contudo, esta é uma outra etapa, que está sendo desenvolvida e ainda não tem previsão para ser disponibilizada.

PJF monta estande para orientar a população sobre o app

Nesta quinta-feira, um estande com internet gratuita foi instalado na Rua Halfeld, esquina com a Batista de Oliveira, para que o cidadão possa baixar seu aplicativo. No espaço serão dadas também orientações sobre a utilização da ferramenta CittaMobi. A ação se estende até às 18h e o cidadão poderá conferir o material impresso, com dicas para facilitar o manuseio do aplicativo. Além disso, ao longo do dia, serão distribuídos materiais de orientação nos ônibus.