Reserva Po?o D'Anta JF

Por

Segunda-feira, 03 de setembro de 2007, atualizada ?s 15h09

Grupo de trabalho quer a conserva??o da Reserva Po?o D'Anta


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O grupo de trabalho do Plano de Manejo da Reserva Biol?gica Municipal Po?o D'Anta vai promover um semin?rio para apresentar propostas ? comunidade do entorno. O encontro vai ser no pr?ximo dia 14 de setembro, ?s 18h30, no bairro S?o Benedito e o objetivo ? conseguir apoio das pessoas para proteger a ?rea.

A coordenadora do grupo e professora do Instituto de Ci?ncias Biol?gicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bernadete Maria de Sousa, ressalta a import?ncia da presen?a da comunidade, pois este ? um semin?rio participativo. "A reuni?o ? voltada para toda a comunidade do entorno da Reserva e vamos discutir propostas para os problemas encontrados naquele local. Estamos atentos a todas as opini?es que possam surgir".

Bernadete diz que s?o muitos os problemas ambientais na ?rea. "Entre eles, est?o as antigas ?reas de minera??o, a entrada de pessoas, o desmatamento e o avan?o urbano. Estes fatores justificam o plano de manejo".

A Reserva foi criada h? 25 anos para proteger seus recursos naturais e permanentes e ocupa uma ?rea de 277 hectares. Ela est? localizada na regi?o leste de Juiz de Fora e, no seu entorno, est?o os bairros Linhares, Vila Alpina, S?o Benedito, Bosque dos Pinheiros, Jardim da Lua, Cojunto JK, Parque Serra Verde, Floresta e loteamento Terras Altas.