Cerca de 90 funcionários da Cemig entram em greve em Juiz de Fora

Por

Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, atualizada às 16h46

Cerca de 90 funcionários da Cemig entram em greve em Juiz de Fora

Após assembleia realizada nesta segunda-feira, 2 de dezembro, funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) de Juiz de Fora entraram em greve, por tempo indeterminado. De acordo com informações do Sindicato dos Eletricitários, estão paralisados de 80 a 90 trabalhadores.

Conforme o presidente do sindicato, vereador José Emanuel Esteves (PSC), a decisão foi tomada depois de não terem avanços na rodada de negociações entre a categoria e a concessionária de energia, realizada em Belo Horizonte. "Entramos em greve após paralisação de 24 horas, que fizemos para informar a população. Vamos permanecer em diálogo todos dias para tentar um acordo", explica o presidente, que completa que o mínimo de 50% dos trabalhadores, exigido por lei, está sendo respeitado. Os terceirizados também não aderiram o movimento. A próxima assembleia será na quinta-feira, 3 de dezembro, em frente ao Castelinho da Cemig.

A categoria se posiciona insatisfeita com a possibilidade dos cortes nos benefícios ofertados aos funcionários ativos e aposentados, como seguro de vida, participação nos lucros e plano de saúde. Eles também pleiteiam aumento real de 4,85% em 2015 de acordo com a produtividade, abertura de concurso público para a contratação de 1.500 profissionais para Minas Gerais, plano de carreira, dentre outros.