Propostas de atuação a respeito da situação dos flanelinhas são definidas

Por

Quinta-feira, 21 de outubro de 2010, atualizada às 18h56

Propostas de atuação a respeito da situação dos flanelinhas são definidas

Aline Furtado
Repórter

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de outubro, definiu quatro propostas, para diferentes áreas de atuação, a serem implantadas na situação dos flanelinhas de Juiz de Fora. Um dos focos abrangerá o aspecto social, com a destinação de programas sociais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que é a disponibilização de tratamento à dependência química, o incentivo à educação e a qualificação profissional.

"A partir do diagnóstico apresentado no início deste mês, pudemos verificar que muitos são usuários de drogas ou álcool, o que faz com que precisem de atenção ligada à saúde. Além disso, cerca de 65% têm baixo nível de escolaridade, o que demonstra a necessidade de trabalharmos a educação", destaca um dos membros da comissão formada no Legislativo para analisar a situação dos flanelinhas, o vereador José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB).

Outra área de atuação está focada na intervenção por parte do poder público, envolvendo a Polícia Militar (PM), a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a Guarda Municipal, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), além da Polícia Civil, nas áreas consideradas críticas, como Alto dos Passos, São Mateus, Manoel Honório, entre outras. Outro passo, é o encaminhamento dos flanelinhas ao emprego formal.

"Por meio de um grande esforço, que vai englobar a Gerência Regional do Trabalho; a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE); a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que se comprometeu a oferecer curso de garçom aos flanelinhas; o Ministério Público do Trabalho  e o Conselho Municipal de Emprego e Renda, pretendemos regularizar a situação", afirma o vereador.

A intenção é, após a consolidação de todas as ações, que a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) crie uma lei municipal que contemple as propostas. "É a forma de garantir a dignidade da categoria." A reunião conclusiva está marcada para o dia 18 de novembro.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken