PM lança Operação Natalina, que contar? com trás mil policiais

Por

PM lan?a Opera??o Natalina, que contar? com tr?s mil policiais

PM lança Operação Natalina 2012, que contará com cerca de três mil policiais

Lançada neste sábado, ação prossegue até o dia 6 de janeiro. Durante este período, as pessoas receberão orientações de segurança

Andréa Moreira
Repórter
1º/12/2012

Cerca de 3 mil homens irão compor todas as unidades da Polícia Militar (PM) em Juiz de Fora durante a Operação Natalina 2012, que segue até o dia 6 de janeiro de 2013. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 1º de dezembro, pelo assessor de comunicação organizacional, major Sebastião Perpétuo Justino. "Este número corresponde a um aumento de 50% em relação aos dias normais. Para isso, iremos utilizar, além dos policiais que já estão nas ruas, os outros que até então trabalham na área administrativa."

O lançamento da campanha, que ocorreu no Parque Halfeld, contou com a participação de todas as unidades da Polícia Militar, como o Grupo de Operações Táticas (Gate), a Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, canil e cavalaria. "Queremos promover, aqui, uma interação de todas nossas unidades com a população de Juiz de Fora. Para que as pessoas conheçam melhor todas as áreas e todos os projetos que desenvolvemos, como, por exemplo, a transitolândia, destinada às crianças. E, por fim, mostrar para a comunidade que a Polícia Militar estará ainda mais presente neste período do ano, proporcionando mais segurança durante dias em que a circulação de pessoas sofre um considerável aumento," explica major Justino.

A Operação Natalina 2012 será desenvolvida em outros 86 municípios que compõem a área de atuação da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM). Em Juiz de Fora, a área de atuação será nos pontos de maior movimentação no comércio, como destaca o major. "Sabemos que, além dos juiz-foranos, a cidade recebe muitos turistas que vêm fazer compras. Então iremos reforçar o policiamento em áreas estratégicas, como o Centro, Manoel Honório e Benfica."

Panfletos

Durante o evento, a PM distribui panfletos contendo dicas de segurança. Ao todo, 20 mil impressos serão entregues às pessoas. "Vamos focar, principalmente, nas pessoas mais distraídas, como, por exemplo, as mulheres que estão com as bolsas abertas ou aquelas pessoas distraídas," completa o major.

Confira as dicas da PM

  • Pague as compras com cheque ou cartão;
  • Não ande com muito dinheiro;
  • Fique atento com à carteira;
  • Evite aglomerações de pessoas;
  • Antecipe suas compras em dias e horários de menor movimento;
  • Não perca as crianças de vista;
  • Ao sair de casa, identifique as crianças com nome, endereço e telefone;
  • Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
  • Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
  • Evite ficar com as duas mãos ocupadas.

Além de seguir essas dicas, major Justino ressalta a principal medida que as pessoas devem ter em caso de assalto. "Se as pessoas seguirem as dicas, irão diminuir muito a probabilidade de serem assaltadas. Entretanto, infelizmente, nem sempre isso pode ser evitado. Portanto, nós orientamos que, em hipótese alguma, as pessoas devem reagir a um assalto. E que sempre comuniquem o fato à Polícia Militar."

Operação Férias Seguras

A PM aproveitou o evento no Parque Halfeld para comunicar a data da Operação Férias Seguras, que será realizada no período de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013. Essa operação pretende garantir a segurança de pessoas que ficam em casa e também das que viajam nesse período.

"Vamos fazer aquelas operações de praxe nas estradas, com o objetivo de coibir o consumo de bebidas alcoólicas e fazer com que as pessoas usem todos os itens de segurança, como cinto e cadeirinhas. Já quanto às residências, orientar para que as pessoas não deixem materiais, como escadas e caixas, os quais podem facilitar a entrada de pessoas estranhas. Em caso de viagem, sempre comunicar a algum vizinho, para que ele observe a residência vazia." Major Justino destaca que a operação Férias Seguras também irá ocorrer em toda a área de Juiz de Fora, sem concentrar o policiamento em áreas específicas.

Os textos são revisados por Juliana França