Moradores e instituições fazem movimento pela paz no bairro Dom Bosco

Por

Moradores e institui?es fazem movimento pela paz no bairro Dom Bosco
Terça-feira, 25 de agosto de 2015, atualizada às 12h16

Moradores e instituições fazem movimento pela paz no bairro Dom Bosco

Angeliza Lopes
Repórter

Com bandeiras brancas fixadas nas sacadas das casas, moradores e instituições se uniram para promover ações pelo movimento "Dom Bosco pela Paz", até a próxima sexta-feira, 28 de agosto. A comoção pelo combate à violência surgiu após a morte de um jovem, de 24 anos, em 19 de julho, no escadão da rua João Beguelli.

Na quarta-feira, 26, são esperadas cerca de 100 pessoas para a 'Caminhada pela Paz', que acontece a partir das 18h45, saindo da Escola Municipal Álvaro Braga, na rua Araguari, 100. Os participantes da passeata subirão as ruas do Dom Bosco com bolas, apitos, bandeiras e roupas brancas, além de faixas, até o 'chapadão' do bairro, com o apoio da Polícia Militar (PM).

Conforme o voluntário e diretor da Associação dos Amigos (ABAN), Renato Lopes, a sequencia de ações pretende atrair os moradores para promoção do bem, que em alguns momentos se mostra inibida devido à propagação da violência. "Queremos que as pessoas voltem a ter tranquilidade em suas casas e em seu bairro. Muitas vezes vemos o bem se calar na presença do mau. Temos que inverter os papeis e deixar claro que o número de moradores de paz é muito maior. Queremos que o bem mostre a sua cara!", destaca.

Antes da semana de programações, voluntários da Associação passaram por todas as ruas do alto Dom Bosco, entre os dias 17 e 21, convidando os moradores para as ações da semana. Além de deixarem mensagens positivas e de paz, fixaram as bandeiras brancas nas faixadas das casas para o dia da passeata. "A bandeira branca do lado de fora da casa simboliza que aquela família é contra qualquer tipo de violência", afirma Lopes.

Na sexta, 28, às 19h30, será o encerramento das ações com o Show de Talentos, rua João Beguelli. A atividade contará com a presença dos próprios moradores do bairro, com apresentações de capoeira, hip hop, música, entre outros "mostrando para a própria comunidade seus talentos e provando os bons exemplos que nela existe", afirma a coordenadora da filial Dom Bosco, Nely Falabella. Na segunda, 24, os moradores ainda participaram do Culto Ecumênico e no domingo, 23, da Copa pela Paz, com a participação das crianças do bairro.