Mais de 5 mil pessoas desfilam na celebração do Dia da Independência

Por

Mais de 5 mil pessoas desfilam na celebra??o do Dia da Independ?ncia
Quinta-feira, 6 de setembro de 2012, atualizada às 15h

Mais de 5 mil pessoas vão desfilar na celebração do Dia da Independência em JF

Nathália Carvalho
Repórter

Mais de 5 mil pessoas irão participar do desfile Cívico-Militar em Juiz de Fora, em comemoração ao 190º Aniversário da Independência, data celebrada nesta sexta-feira, 7 de setembro. Após a revista da tropa pelo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e pelo prefeito Custódio Mattos, o desfile inicia-se às 8h30 na avenida Rio Branco, sentido Bom Pastor/ Centro. O palanque das autoridades será montado próximo à rua Halfeld e a dispersão ocorre na altura da rua Floriano Peixoto.

Além dos mais de 700 oficiais pertencentes às unidades do Exército Brasileiro que participam anualmente da comemoração, haverá a participação da Guarda Municipal, de alunos do Colégio Tiradentes, de agentes penitenciários, de representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e das Polícias Federal, Civil e Militar, além da Rodoviária Federal.

Entre os civis, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que o desfile contará com a participação de sete escolas municipais da cidade, do projeto Poupança Jovem; e outros grupos, como o Lions Clube, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-JF), a Amigos Mãos Abertas, a Associação Assistencial Criança Feliz, os Escoteiros, a Ordem DeMoley, a banda Racional Universo em Desencanto, o Clube dos Desbravadores, a Legião da Boa Vontade (LBV), a Sociedade São Vicente de Paulo e o Motoclube. Ao todo, cerca de 3.200 civis irão participar e todas as instituições serão identificadas por placas.

Grito dos excluídos

Também ao longo do feriado ocorre o Grito dos Excluídos, que traz o lema Os governantes estão garantindo os direitos do povo brasileiro?. Realizado desde 1995, a ideia dos organizadores é aproveitar a Semana da Pátria para mostrar que é necessário realizar a independência por meio da soberania da nação.

Em Juiz de Fora, a mobilização reúne entidades, organizações, movimentos sociais e civis. O encontro será a partir das 7h, na avenida Rio Branco, esquina com rua Oscar Vidal.

Confira como fica o esquema de trânsito

De acordo com as informações repassadas pela Settra, as mudanças no trânsito serão efetuadas ao longo da avenida Rio Branco e nas ruas perpendiculares. As intervenções começam às 18h desta quinta, 6. Nos principais cruzamentos, haverá apoio da Polícia Militar ou de Agentes de Trânsito e também será garantido aos moradores de toda a área interditada o acesso às suas residências. O ponto de táxi da rua Floriano Peixoto estará desativado no dia do evento.

Haverá interdição total da Rio Branco, entre o trevo do Bom Pastor e a rua Barão de Cataguases; pista lateral sentido Bom Pastor/Manoel Honório entre av. Itamar Franco e rua Silva Jardim; pista lateral sentido Manoel Honório/Bom Pastor entre rua Barão de Cataguases e rua Rei Alberto. A rua Santo Antônio, entre a Marechal Deodoro e a São Sebastião, ficará interditada durante o desfile. Confira aqui todas as intervenções da Settra (ver mapas).

  • Os veículos circulando no sentido Manoel Honório/Bom Pastor, terão as opções:

- Avenida Rio Branco, rua Barão de Cataguases, avenida Olegário Maciel,...
- Avenida Rio Branco, rua Barão de Cataguases, avenida dos Andradas, rua Silva Jardim, rua Roberto de Barros, rua Jarbas de Lery Santos, avenida Getúlio Vargas, avenida Itamar Franco,... (ver mapas).

  • Já os veículos circulando no sentido Bom Pastor/Manoel Honório, terão as seguintes opções:

- Avenida Rio Branco, avenida Itamar Franco, Praça Antônio Carlos, Travessa Dr. Prisco, avenida Francisco Bernardino,...
- Rua Santo Antônio, rua Marechal Deodoro, rua Tiradentes, ... (ver mapas),

Os itinerários das linhas do transporte coletivo que circulam pela avenida Rio Branco também vão sofrer alterações. Confira a tabela aqui.

Os textos são revisados por Mariana Benicá