Inverno terá temperaturas acima da m?dia em MG

Por

Inverno ter? temperaturas acima da m?dia em MG
Quinta-feira, 21 de junho de 2018, atualizada às 7h50

Inverno terá temperaturas acima da média em MG

Da redação

O inverno começou nesta quinta-feira, 21 de junho, às 7h7. A estação, além das baixas temperaturas tem como característica o clima seco. Neste ano, a estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o estado. Segundo a Cemig, apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.

Durante a estação, a umidade relativa do ar vai gradativamente se tornando mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e parte do Norte de Minas Gerais. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig , outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica. “Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades”, explica. Esse fenômeno acontece com maior frequência no mês de julho.

Assim, o deslocamento de massas de ar frio, provenientes do Polo Sul, provocam quedas de temperatura significativas, enquanto o índice de chuvas diminui.

Chuvas

A estação, que comumente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo.

Na Zona da Mata as temperaturas devem girar entre 14ºC e 27ºC.