Roberto DaMatta, antrop?logo de renome internacional, fala sobre as singularidades do racismo no Brasil, no dia da consciência negra

Por


"N?o temos escravos, temos empregados dom?sticos" Roberto DaMatta, antrop?logo de renome internacional, fala sobre as singularidades do racismo no Brasil, no dia da consci?ncia negra


Fernanda Leonel
Rep?rter
20/11/2006

No "Dia Nacional da Consci?ncia Negra", Roberto DaMatta, antrop?logo e escritor de renome internacional, deixa claro que o racismo ? um assunto que muito lhe interessa e abre o verbo: "N?o temos mais escravos, mas temos empregados dom?sticos". De passagem por Juiz de Fora como a personalidade da vez do "Projeto Tim Grandes Escritores", o estudioso de humor insuper?vel, deixa claro que cultura negra ? assunto de primeira ordem, quando se quer retratar a brasilidade.

Esse raio-x do nosso pa?s, ali?s, ? o que faz dele um dos nomes mais fortes quando o assunto ? identidade brasileira. Autor do cl?ssico da antropologia brasileira "Carnavais, Malandros e Her?is", que j? est? em sua 12? edi??o, DaMatta tem uma forte rela??o com Juiz de Fora. Foi aqui que o renomado antrop?logo passou parte de sua inf?ncia e adolesc?ncia, com a fam?lia, entre as d?cadas de 1940 e 1950.

Na primeira parte da entrevista com o pesquisador e escritor, a ACESSA.com discute o racismo no Brasil e as singularidades desse comportamento no nosso pa?s. Na resposta, Roberto DaMatta analisa a quest?o, do ponto de vista da antropologia, e ainda julga medidas que t?m sido adotadas nos ?ltimos anos, para compensar a desigualdade.

Confira na ?ntegra o posicionamento do estudioso sobre o racismo brasileiro, no "Dia Nacional da Consci?ncia Negra":

ACESSA.com - Neste dia 20, comemoramos o "Dia da Consci?ncia Negra". Qual a especificidade do racismo brasileiro, em compara??o com outros pa?ses? Como podemos julgar e analisar as medidas que t?m sido adotadas para compensar a desigualdade no nosso pa?s?