Greve dos Correios: adesão chega a 70% em Juiz de Fora, afirma sindicato

Por

Greve dos Correios: ades?o chega a 70% em Juiz de Fora, afirma sindicato
Quinta-feira, 12 de setembro de 2019, atualizada às 16h18

Greve dos Correios: adesão chega a 70% em Juiz de Fora e região, afirma sindicato

Da redação

Funcionários dos Correios de Juiz de Fora realizaram manifestação em apoio à greve na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, no bairro Santa Terezinha. Além dos trabalhadores do município, a categoria das cidades de Ubá, Barbacena, Muriaé, Visconde do Rio Branco, Santos Dumont, Recreio e Cataguases também  aderiram à paralisação, deflagrada na noite da última terça-feira, 10 de setembro.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial com reposição da inflação do período de 3,25% e lutam contra os cortes de direitos propostos pela Empresa como medidas estruturantes.

Conforme Reginaldo de Freitas Souza, diretor de formação e relações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), no segundo dia de greve a adesão subiu para 70% em Juiz de Fora e região. A partir das 7h30 os funcionários se reuniram em manifestação em frente ao Centro de Distribuição na Rua Rui Barbosa, no bairro Santa Terezinha. "Conseguimos com este ato de hoje maior número de adeptos. Destacando que a população está do nosso lado!", destacou.

O ministro Mauricio Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), designou para esta quinta-feira, 12, audiência de conciliação entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as federações representantes dos empregados. A reunião teve início às 13h30. "Seguimos orientação da federação que está em audiência com o ministro do TST. O que decidirem, nós acataremos", disse o diretor de formação do Sintect/JFA. O ministro é relator do dissídio coletivo de greve ajuizado pela ECT na quarta, 11, em razão da paralisação da categoria. A audiência foi marcada após o ministro ter recebido os advogados da empresa e dos empregados.

Caso a greve continue, o Sindicato programa nova manifestação nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 15h, na Rua Marechal Teodoro.

Greve

No dissídio coletivo, a ECT pede a concessão de tutela de urgência para que o TST determine a suspensão imediata da greve, sob pena de multa, ou a manutenção, pelos sindicatos do contingente mínimo de 90% em cada unidade para desempenho normal de suas atribuições. Segundo o relator, os demais aspectos do processo, entre eles os pedidos liminares, serão encaminhados durante a audiência ou logo a seguir.

Correios

Em nota, a assessoria dos Correios informou que ainda não fechou os números de adesão da greve na Região de Juiz de Fora. O quantitativo deve ser divulgado no fim da tarde desta quinta, 12. "Sobre outros aspectos da greve, a empresa se pronunciará após o encerramento da audiência que está acontecendo neste momento no TST, e que teve início às 13h30".