Inc?ndio em vegetação em JF

Por

Segunda-feira, 24 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h32

N?mero de inc?ndios j? ? maior que no ano passado. Mesmo com a queda da temperatura, Corpo de Bombeiros faz alerta a popula??o


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Juiz de Fora j? est? h? 116 dias sem chuvas. At? o dia 23 de setembro, o n?mero de inc?ndios registrados em vegeta??o na cidade ? de 679. Durante todo o ano passado o n?mero registrado foi de 511.

Sargento Paulino, do Corpo de Bombeiros, diz que os focos de inc?ndio est?o mais concentrados no centro e norte da cidade. "No centro por causa da grande concentra??o de pessoas e no norte, devido ao grande n?mero de estradas", explica.

O Sargento alerta a popula??o para evitar rituais religiosos, n?o jogar palito de f?sforo e cigarro na beira das estradas e a n?o fazer queimadas para limpar os terrenos. "A umidade relativa do ar est? muito baixa e a vegeta??o muito seca. Qualquer foco, por menor que seja d? muito trabalho, por isso o Corpo de Bombeiros deve ser rapidamente avisado ao menor sinal de inc?ndio para evitar o desgaste dos nossos homens e da vegeta??o".

Queda de temperatura

Mas a previs?o do tempo para Juiz de Fora para os pr?ximos dias vai mudar. Segundo o meteorologista do 5? Distrito de Belo Horizonte, Cl?ber Souza, os dias de seca e de alta temperatura em Juiz de Fora v?o acabar. "No dia 25 de setembro o tempo vai ficar de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e queda da temperatura. A m?nima vai ficar em torno de 15?C e a m?xima entre 23 e 25?C. Essa mudan?a vai acontecer devido ? passagem de uma frente fria pelo litoral do sudeste", explica.

O meteorologista diz ainda que o tempo n?o vai ficar chuvoso por muitos dias. "Na quarta-feira, dia 26 de setembro, o tempo volta a abrir, por?m as temperaturas v?o continuar mais baixas, variando entre 14 e 16?C, a m?nima, e entre 23 e 25?C, a m?xima", conclui.

Nesta segunda, dia 24 de setembro, a temperatura chegou a 35?C e a umidade relativa do ar foi de 38%, em Juiz de Fora. A alta temperatura se deve ? massa de ar seco sobre a regi?o.