Festival Internacional de Música oferece 36 cursos

Por

Festival Internacional de M?sica oferece 36 cursos
Sexta-feira, 1 de junho de 2012, atualizada às 13h

Festival Internacional de Música oferece 36 cursos de instrumentos antigos e modernos

  Da Redação

O Centro Cultural Pró-Música abre, nesta segunda-feira, 4 de junho, as inscrições para o 23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado em Juiz de Fora entre os dias 15 e 29 de julho. Serão aceitas cerca de 700 inscrições para 36 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização, ministrados por 48 conceituados professores brasileiros e estrangeiros.

O evento, que tem o maior departamento de música antiga do país, oferece cursos de traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto barroco. Entre as opções também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização infantil.

As inscrições podem ser feitas pelo site até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os cem primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 200 primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo. A taxa é de R$ 120 por curso.

O evento

Em sua primeira edição depois da incorporação do Centro Cultural Pró-Música pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o festival amplia seu conteúdo teórico com a retomada do Encontro de Musicologia Histórica, a realização de master class internacional com integrantes do Ricercar Consort e palestras, ministradas por Paulo Bosísio, Homero Magalhães Filho, Rodolfo Valverde e César Villavicencio. Outra novidade é o bate-papo sobre os concertos, toda noite, às 19h30, quando o professor Rodolfo Valverde fará comentários sobre as atrações e os programas dos recitais.

Na programação cultural, mais de 30 concertos vespertinos e noturnos, todos gratuitos, em teatros e nas ruas serão ofertados para a cidade. O 23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga reúne em Juiz de Fora grandes nomes internacionais no ensino e na performance. Durante quinze dias, nomes como o Ricercar Consort (Bélgica), o More Hispano (Espanha), o pianista Arnaldo Cohen, o violonista Yamandu Costa e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fazem concertos gratuitos em teatros e igrejas. Entre os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival. Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra faz mais um registro em CD da música barroca e colonial interpretada de forma historicamente correta.

Os textos são revisados por Mariana Benicá