Seis propostas de adoção de praças são aprovadas pela Prefeitura

Por

Sábado, 11 de julho de 2020, atualizada às 10h22

Seis propostas de adoção de praças são aprovadas pela Prefeitura

Da redação

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou nesta sexta-feira, 10 de julho, no Diário Oficial do Município, o resultado do chamamento público de credenciamento para adoção não onerosa de praças. Foram aprovadas seis propostas que cumpriram todas as especificidades do processo, incluindo a documentação exigida, projeto da conservação dos espaços, manutenção e melhoria nas condições de paisagismo e dos equipamentos já instalados.

Nos próximos dias, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) vai entrar em contato com os adotantes selecionados para assinarem o contrato que ficará vigente por um ano, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos, desde que haja cumprimento das obrigações assumidas pelo mesmo. Denominado “Praça Viva”, o projeto visa estimular a participação da sociedade civil organizada nos cuidados e manutenção das praças públicas e de esportes da cidade, indispensáveis para o bem-estar, o lazer e a qualidade de vida da população.

Segundo o prefeito Antônio Almas, após avaliação deste primeiro chamamento, um novo edital deve ser lançado ainda este ano. “Desejamos que essas propostas sejam bons exemplos para a cidade e que mais pessoas e empresas possam aderir ao próximo chamamento. A Secretaria de Planejamento está aperfeiçoando o projeto e pretendemos lançar novo edital ainda no segundo semestre de 2020”, informa.

A parceria do poder público com a iniciativa privada já é uma realidade nas cidades mais modernas do país, segundo o secretário de Planejamento e Gestão da PJF, Rômulo Veiga. “Nesses momentos difíceis nos quais as prefeituras passam pelo déficit dos seus caixas, a zeladoria além de estreitar os laços dos moradores com esses locais, permite também, que o município invista os recursos que seriam aplicados nessas áreas em outros locais da cidade”.

A adoção não gera qualquer direito à exploração comercial, econômica e/ou publicitária no local, a não ser a instalação de uma placa de identificação do adotante. Também não é projeto de privatização. “É parceria em busca de ações que revigorarão as praças públicas e de esportes de Juiz de Fora, devolvendo à população a noção de pertencimento e responsabilidade com o que é de todos”, explica Almas.

Os interessados puderam escolher quaisquer das 112 praças indicadas. Para isso, foi apresentada à Seplag carta-proposta de adoção, contendo o projeto a ser desenvolvido e o cronograma de ações. As propostas foram avaliadas por uma comissão formada por representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Comunicação Pública (Secom), Obras (SO), Esporte e Lazer (SEL), Administração e Recursos Humanos (SARH), Desenvolvimento Econômico (Sedeta), Transportes e Trânsito (Settra) e Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur).

Confira a lista dos espaços contemplados:

1 - Praça Coronel Aprígio - Paineiras
Proponente: Eduardo Benjamim dos Santos
2 - Praça de Santa Terezinha - Bairro Santa Terezinha
Proponente: Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha
3 - Praça Poeta Daltemar Lima - Bairro Bom Pastor
Proponente: Associação de proprietários e moradores do Bairro Bom Pastor e Instituto Albert Sabin
4 - Praça Presidente Kennedy - Bairro Paineiras
Proponente: Poço Rico Incorporadora Ltda.
5 - Praça Doutor Dirceu de Andrade - Bairro Teixeiras
Proponente: Inter SPE Juiz de Fora 14 Incorporações Ltda
6 - Praça Deputado Jarbas de Lery Santos – Bairro São Mateus
Proponente: Unimed Juiz de Fora Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.