Centenário do Museu Mariano Proc?pio ganha selo comemorativo

Por

Centen?rio do Museu Mariano Proc?pio ganha selo comemorativo

Um selo comemorativo foi lançado pela Fundação Mariano Procópio (Mapro) para marcar os cem anos de criação do Museu Mariano Procópio, que serão completados no próximo dia 23. A peça gráfica é assinada pelo designer Vinícius Guida, a partir de orientações da equipe técnica do espaço. O selo apresenta um desenho da fachada da Villa, prédio histórico que compõe o complexo arquitetônico do equipamento cultural, com a inscrição “Museu Mariano Procópio | 100 anos”.

Datada de 1861, a Villa, também conhecida como Castelinho, era a chácara da família Mariano Procópio e hospedou o Imperador Dom Pedro II. “Optamos por trabalhar com a arquitetura do prédio para seguir a linguagem usada na logo da Mapro. Essa fachada é uma das características mais marcantes do museu e é parte da memória afetiva dos mineiros, o que permite a identificação imediata do espaço.”

O historiador da Mapro, Sérgio Vicente, também avalia que a escolha da fachada da Villa para o selo foi emblemática, visto que o prédio povoa o imaginário social da população de Juiz de Fora e das regiões vizinhas. “O castelinho foi o começo da história do Museu, sendo transformado por Alfredo Ferreira Lage em museu-casa. Somente depois, foi construído o prédio anexo para guardar suas coleções que não paravam de crescer.” O historiador lembra que “a edificação remete ao contexto de construção da Estrada União e Indústria, sinalizando para a dinâmica econômica da Zona da Mata Mineira na segunda metade do século XIX.”

Sérgio avalia ainda que o selo é uma maneira de reafirmar que, aos cem anos, o Museu Mariano Procópio luta para continuar vivo, pulsante, capaz de despertar os olhares desta e das próximas gerações. “É um espaço cheio de potencialidades, tanto no campo da fruição estética quando no campo da construção de conhecimentos múltiplos e interdisciplinares. O selo ratifica a necessidade da luta permanente pela proteção do patrimônio. O museu é um bem público a ser constantemente zelado e protegido, para que muitas outras gerações possam ter o direito de acessá-lo.”