Terça-feira, 3 de dezembro de 2013, atualizada às 15h55

Corpo de Bombeiros orienta para situações de risco em dias de chuvas

Eduardo Maia
Repórter
Áreas alagadas

Com a chegada do período de chuvas, é possível evitar desastres e transtornos às pessoas que moram ou se encontrem em situações de risco. O 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, dá dicas de como as pessoas podem se orientar e buscar ajuda neste momento.

De acordo com o primeiro tenente, Douglas Freitas Muller, a pessoa que mora em áreas de risco de alagamento, deve permanecer dentro da residência e evitar de sair de carro durante o momento de chuva. "É importante verificar a condição das janelas, se não há portas emperradas e rachaduras na construção", recomenda.

Douglas também orienta para os motoristas que se encontram em vias alagadas. De acordo com o tenente, "em caso de tempestade, quando o veículo corre o risco de ser carregado, é preciso deixar o veículo e procurar um local seguro para se abrigar." O acesso às vias por pedestres também deve ser evitado. "Poças d'água tem várias doenças, a pessoa pode ser contaminada, sempre evitar acessar esses locais sem equipamentos apropriados", afirma.

Afogamentos

A inundação de córregos e rios podem levar pessoas ao afogamento. "A gente recomenda para os casos de afogamento, nunca tentar salvar pessoas que estão se afogando. É necessário que uma pessoa capacitada realize o salvamento, pois o cidadão que não tem treinamento acaba se tornando uma vítima. Caso o socorro demore, a pessoa pode jogar uma garrafa pet fechada, um isopor, ou pedaço de madeira, ou qualquer instrumento que boie e ajude a pessoa a continuar boiando. É como fosse um colete salva vidas improvisado", explica o tenente.

Áreas de risco de desabamento

Pessoas que moram em áreas de risco iminente de desabamento também devem ficar atentas ao período das chuvas. "O mais aconselhável é procurar a residência de parentes e amigos em áreas seguras. É também importante detectar se na casa não há rachaduras, e procurar a ajuda do Corpo de Bombeiros e a defesa para uma inspeção no imóvel", orienta.

Raios e tempestades

O Corpo de Bombeiros orienta ainda às pessoas a se afastarem de campos abertos em ocasiões de chuvas com raios. "Em caso de raios, evitar ficar próximo de postes, árvores e ficar afastado de campos abertos. A pessoa se torna uma ponta e pode atrair os raios. O local mais seguro é o carro, que proporciona um isolamento. Além disso, é comprovado que as cargas ficam do lado externo do veículo." Durante as tempestades, também recomenda-se evitar o uso do telefone e tomar cuidado com fiações, cercas de arame farpado e fios de telefone.

Em caso de urgência, as pessoas devem entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 e com a Defesa Civil, discando 199.

ACESSA.com - Corpo de Bombeiros orienta para situa?es de risco em dias de chuvas