Tecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
Imagem: Sigma Lithium / Divulgação.
Sigma Lithium | Divulgação
Após vender 150 mil toneladas de Lítio Fino e acionar pré-pagamentos de US$ 96 milhões, companhia anuncia expansão de programas de capacitação profissional e novas frentes de empreendedorismo feminino
A Sigma Lithium consolida seu sucesso comercial ao validar sua tecnologia ambiental inovadora para industrializar subprodutos de lítio, transformando-os em insumos com valor agregado. O material que antes seria considerado perdido passa a ser convertido em óxido de lítio fino de alta pureza com 1% de teor, denominado Lítio Fino, representando nova fonte de receita e ampliando sua eficiência financeira.
A companhia anunciou a venda de 150 mil toneladas de Lítio Fino, em acordo comercial que prevê mais 350 mil toneladas opcionais ao preço de mercado. A receita gerada com esses subprodutos industrializados representa um prêmio verde para os acionistas e será integralmente reinvestida na ampliação da produção no Vale do Jequitinhonha.
Impulsionada pelo crescimento de centros de dados voltados à inteligência artificial, a empresa captura a oportunidade gerada pela demanda global por baterias de lítio destinadas à estabilização de redes elétricas e ao armazenamento de energia renovável.
A retomada da industrialização em grande escala também ativou pré-pagamentos mensais da produção de óxido de lítio concentrado de alto teor acima de 5%, por meio de linha que totalizará US$ 96 milhões ao longo de 2026.
- Imagem: Sigma Lithium / Divulgação.
Opera o complexo Grota do Cirilo, no Brasil, com a Planta Industrial Greentech, que utiliza empilhamento a seco, reutilização total da água, zero uso de produtos químicos tóxicos e eletricidade 100% renovável.
A companhia possui capacidade nominal de produção de 270 mil toneladas anuais e está construindo uma segunda planta para dobrar esse volume.
