☰
✕

Orquestra SESIMINAS celebra 40 anos com concerto de gala em Belo Horizonte

Por SINDIJORI MG

Orquestra SESIMINAS celebra 40 anos com concerto de gala em Belo Horizonte

Apresentação no dia 15 de outubro reúne obras de Bach, Villa-Lobos, Haydn e Mozart, com participação dos solistas Miguel Rosselini e Miki Sasaki

A Orquestra SESIMINAS dá continuidade às comemorações de seus 40 anos com um concerto de gala que propõe uma viagem por diferentes períodos da história da música. A apresentação será realizada no dia 15 de outubro, às 20h30, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte.

Sob regência do maestro titular Felipe Magalhães, o concerto reúne obras de Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação contará ainda com a participação do pianista Miguel Rosselini e do trompetista Miki Sasaki como solistas convidados.

Adquira seus ingressos na plataforma Sympla

O programa evidencia a versatilidade que marca a trajetória da Orquestra SESIMINAS, transitando entre diferentes épocas, linguagens e compositores.

Celebração dos 40 anos

A apresentação integra a programação especial pelos 40 anos da Orquestra SESIMINAS. Em março, o grupo abriu as comemorações com um concerto que reuniu 14 artistas da música popular. Agora, a proposta é explorar o repertório erudito e percorrer diferentes períodos da história da música.

Segundo o regente Felipe Magalhães, a escolha reforça uma das características do grupo.

“Depois do show comemorativo dos 40 anos da Orquestra SESIMINAS, que fizemos em março com a participação de 14 diferentes artistas da música popular, fazemos agora um concerto com músicas eruditas, evidenciando a diversidade da programação da nossa Orquestra e a versatilidade do nosso repertório”, afirma.

Para o maestro, as quatro obras escolhidas permitem ao público conhecer diferentes vertentes da música de concerto.

Entre elas está o Concerto para Piano e Orquestra nº 5, em Fá Menor, de Johann Sebastian Bach, que terá Miguel Rosselini como solista. Miki Sasaki participa da interpretação do Concerto para Trompete e Orquestra, em Mi Bemol, de Joseph Haydn.

“Vamos ter a participação do grande pianista Miguel Rosselini como solista. Também teremos a alegria de receber Miki Sasaki, que é um dos maiores trompetistas do mundo, para interpretar conosco essa belíssima obra de Haydn”, destaca Magalhães.

Villa-Lobos e a brasilidade no repertório

A brasilidade do programa ficará por conta das Bachianas Brasileiras nº 9, última obra da série de nove Bachianas compostas por Heitor Villa-Lobos.

Para Felipe Magalhães, a composição estabelece um diálogo especialmente marcante com a obra de Bach.

“Na minha opinião, é a mais bachiana de todas as Bachianas pela estrutura, com prelúdio e fuga bem à moda de Johann Sebastian Bach, porém com todo aquele tempero da música regional. A gente ouve um pouco de escalas e ritmos nordestinos nesta obra”, explica.

A Sinfonia nº 40, de Mozart, encerra o repertório e estabelece também uma relação simbólica com o aniversário da Orquestra.

“Ela está no repertório não só pela coincidência dos nossos 40 anos, mas principalmente por ser uma das mais célebres sinfonias de todo o repertório clássico, talvez a mais conhecida de Mozart e, certamente, uma das mais importantes de todo o repertório sinfônico”, afirma o regente.

Magalhães destaca ainda o significado de compartilhar a celebração com o público mineiro.

“Será um concerto inesquecível, memorável e emocionante. Estamos muito felizes de poder partilhar com o público de Belo Horizonte essa comemoração pelos 40 anos da Orquestra SESIMINAS, que é um dos grupos orquestrais mais tradicionais do nosso estado. É uma alegria muito grande comemorar esses 40 anos”, celebra.