Educação para consumo

O Procon/JF implementa políticas sociais por meio de projetos, que visam a educação para o consumo. O objetivo é fazer dos consumidores cidadãos mais independentes e conscientes de seus direitos e deveres tornando-se, desta forma, multiplicadores do Direito do Consumidor.

No final de 2002, o órgão de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora desenvolveu o projeto Procon na Comunidade, com as ações Procon das Escolas e Procon nos Bairros. Visando ao público estudantil, o projeto foi desenvolvido em 12 escolas da rede municipal, por mei de palestras e apresentação de peça teatral Uma pulga na balança. Quanto ao Procon nos bairros o órgão de Defesa do consumidor visitou 15 bairros da cidade, proferindo palestras e tirando dúvidas da comunidade.

Em agosto deste ano, foi apresentado ciclo de palestras, em parceria com a Astransp, para motoristas, cobradores e funcionários de manutenção das empresas de ônibus de Juiz de Fora. As palestras foram proferidas durante todo o mês de agosto e atingiu um público de 1988 pessoas, o que representou 85% de presença.

Atualment,e o Procon vem desenvolvendo palestras em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). A ação faz parte do programa Telecurso Comunidade e consiste em apresentação de palestras para alunos das telessalas com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca de noções básicas sobre Direito do Consumidor. O público alvo são 12 comunidades, totalizando cerca de 469 alunos.

O Procon espera desenvolver mais de dois projetos ainda em 2003: o Fornecedor Consciente e O Portador de deficiência no mercado de consumo. O primeiro é uma parceria com a Câmara de Dirigentes de Logistas (CDL) e consiste em palestras para fornecedores, a fim de conscientizá-los sobre o Código de Defesa do Consumidor. O segundo é em parceria com o Departamento de Promoção da Pessoa Portadora de Deficiência Física (DEPD) e visa colher as principais dificuldades desse público no mercado de consumo, bem como apresentar alternativas para suprí-las.

Reclamações procure o Procon de Juiz de Fora
Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 9h às 17h

Procon (Centro)
Procon (Zona Norte)
Avenida Getúlio Vargas, 200
Centro - Juiz de Fora - MG
CEP 36010-110
Telefones: 3690-7005 ou
3690-7006
Avenida Presidente Juscelino Kubtschek, 5351
Nova Era - Juiz de Fora - MG
CEP 36.087.000
Telefone: 3690-7924


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.