• Assinantes
  • Cultura

    Estudantes promovem intervenção artística no Calçadão

    Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, alunos de 13 escolas municipais atraíram olhares dos que passaram pela rua Halfeld

    Eduardo Maia
    Repórter
    29/04/2014

    Alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora participaram na manhã desta terça-feira, 29 de abril, da Dança da Escola no Calçadão (vídeo ao lado). Uma intervenção artística de coreografias diversas fez com que os estudantes levassem para a rua a dança contemporânea, ensaiada no ambiente escolar. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que pretende reforçar a importância da dança no contexto escolar e na vida pessoal dos estudantes.

    Diretor da Escola Municipal Rocha Pombo, no bairro Amazonas, Júlio César Lopes acredita nos benefícios que a dança pode trazer ao ambiente escolar e, principalmente, quando inserida em intervenções desse tipo. "É interação, amizade, alegria, convivência social, transmite tranquilidade para os alunos. Quando saem dos muros das escolas, a preocupação e o carinho que um tem com o outro é fundamental. A arte é a linguagem mundial", analisa.

    Da mesma escola, a aluna Rosa Maria Araújo, de 13 anos, considera a interação entre as escolas uma oportunidade para reverter rivalidades. "Eu acho que essa integração é muito importante. Tem muitas escolas que têm essa rivalidade e a gente tem que quebrar um pouco isso. Tem muita escola que pensa que tem que ser melhor que as outras. Queremos arrasar no Calçadão, porque a gente é o brilho, é a estrela."

    O professor de dança da Escola Menelick de Carvalho, Ricardo Visciano, trouxe a sua turma de 20 alunos para "mostrar a importância da dança nas escolas, para desenvolvimento dos alunos, tanto cultural, artístico e para a vida deles. São movimentos, uma intervenção, para interagir no meio das pessoas", conta.

    O evento celebra o Dia Internacional da Dança – criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2013, a intervenção teve repercussão no site da Unesco.

    Participaram da ação as escolas Álvaro Lins (São Judas Tadeu), Carlos Drummond de Andrade (Nova Era), Dante Jaime Brochado (Santo Antônio), Dom Justino José de Santana (Torreões), Lions Centro (Graminha), Manuel Bandeira (Nossa Senhora das Graças), Murilo Mendes (Grajaú), Menelick de Carvalho (Retiro), Rocha Pombo (Amazônia), União da Betânia (Granjas Betânia), Dr. Antônino Lessa (Santa Efigênia), Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz (Centro) e Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM).

    Dança no Calçadão Dança no Calçadão

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.