Festival Primeiro Plano 2006 Curtas da Mostra Competitiva

Neste ano, foram 71 vídeos e filmes enviados por realizadores locais e nacionais para a Mostra Competitiva de Filmes e Vídeos em Curta-Metragem. Como nos anos anteriores, esses trabalhos serão julgados pelo júri popular e o júri oficial do evento. As exibições acontecem de terça a sexta, a partir do do dia 07 de novembro, às 19 horas, no Espaço Unibanco Palace e Alameda.

Imagem filme Amor

Rio de Janeiro, 35mm, cor, 2006,10 min

Sinopse:Ana vê um cego no bonde que a deixa profundamente perturbada. Buscando refúgio no Jardim Botânico ela entra em contato com um lado seu que estava adormecido. Lembrando do filho volta para casa atormentada e assusta a criança. À noite, é despertada de seus delírios pelo marido.
Imagem filme O Amor do Palhaço

Fortaleza - CE, 35 mm, Cor, 2005, 15min

Sinopse: O fim. Grete, personalidade da praia de Canoa Quebrada, está morto. Sua história retrocede no tempo, momentos da vida desvendam sua trajetória até o instante em quê é tomada a fatídica decisão de abandonar o Circo Máximo e aventurar-se sozinho. O começo do fim.
Imagem filme Arraiada

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, cor, 2005,12 min

Sinopse: Um menino. Todos querem escutar o seu interior. Mas ele mesmo só quer escutar o latido do seu melhor amigo: Sultão.


Imagem filme Augusto na Praia

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 10 min

Sinopse: Homem caminha pela praia até parar em uma casa para descansar. Nesta casa ele vê uma mulher que desperta nele vários sentimentos. Porém neste filme nada parece o que é.
Imagem filme Berenice

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, PB, 2005, 24 min

Sinopse: "Como quem quebra o objeto mais querido / E começa a apanhar piedosamente / Todas as microscópicas partículas." (Augusto dos Anjos, "Decadência")
Deu no jornal

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2005, 3 min

Sinopse: Um solitário e seu jornal.
Imagem filme Do mundo não se leva nada

São Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 15min

Sinopse: Um estranho aparelho de tv que avança até o futuro. Uma banda sem futuro, e uma linda garota para conquistar. Até onde vale a pena arriscar?


Imagem filme Espeto de Pau

São Paulo - SP, 16mm, cor, 2005, 6 min

Sinopse: Digão é um ator pornô que chega em casa cansado do trabalho no dia do seu aniversário. Clara é a sua esposa que preparou uma surpresa para ele. Carlão é o colega de trabalho de Digão que foi assaltado. Zé é o novo faxineiro do prédio que apareceu na hora e no lugar certos. O que eles têm em comum? A urgente necessidade de sexo e de algum descanso, não necessariamente nessa ordem.
A Garota

Belo Horizonte - MG, 35mm, cor e PB, 2005, 4 min e 3 seg

Sinopse: A Garota é a estória de uma menina em preto e branco e uma boneca em aquarela, numa pintura sobre tela.
Imagem filme A Goiabeira

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, 2006, cor, 14 min

Sinopse: Sebastiana e o primo Joaquim fazem um pacto de casamento diante de uma muda de goiabeira. Ele vai embora para o Rio em busca de emprego enquanto ela fica à sua espera costurando seu vestido de casamento. Mas Joaquim volta casado com uma outra mulher.
Imagem filme O grande dia

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, PB, 2005, 7min

Sinopse: O curta mostra diversas situações pelas quais o universitário Paulo tem que passar. No final, ele descobre o caminho que realmente deseja seguir.


Leonel Pé-de-Vento

Porto Alegre - RS, 35mm, cor, 2006, 15min

Sinopse: Leonel nasceu pé-de-vento e, por causa disso, vive isolado. O que pode acontecer quando ele é descoberto pelos guris da escola? O projeto deste filme foi premiado e financiado pelo Concurso de Apoio a Realização de Curtas Metragens em Animação do Ministério da Cultura.

Imagem filme Lita

Vitória - ES, 35mm, cor, 2005, 2 min 23 seg

Sinopse: Senhora utiliza a memória para alimentar seu espírito.


Imagem filme Luzia passou por aqui

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2005, 13 min

Sinopse: Ao tirar seus óculos, a míope Luzia enxerga uma vida.


Imagem filme Memória Sem Visão

São Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 18 min

Sinopse: Este curta-metragem dialoga com três experiências estéticas históricas, importantes para o desenvolvimento da captação sonora e visual de diferentes realidades.


Memórias Sentimentais de um Editor de Passos

São Paulo - SP, 35mm, cor, 2006, 17 min

Sinopse: Seu trabalho era colocar cada pequeno som do passo em sincronia com a imagem. Parecia que isso não iria levá-lo muito longe.

Imagem filme [OPUS.(NÔUMENO)]

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, cor, 2006,15 min

Sinopse: Um apartamento, um tecido; dois corpos, duas linhas; um espelho, uma agulha.


Peixe Frito

Goiânia - GO, 35mm, 2005, 19 min

Sinopse: Um Avô ensina o seu Neto a pescar e a partir daí, peixes, gaivotas e anzóis se misturam em uma verídica estória de pescador.
Imagem filme Por causa do Papai Noel

Florianópolis - SC, 35mm, cor, 2006, 15min

Sinopse: Urda Alice Klueger, uma menina de doze anos, sofre um acidente de bicicleta, ferindo gravemente o pé. Essa situação muda a vida de Urda, que precisa se afastar da escola. A mãe, porém, começa a ocupar as tardes da filha com muita leitura. Urda passa a entrar em contato com a literatura brasileira e a encantar-se com as aventuras surgidas nas páginas dos livros que devora. Através de sua imaginação fértil, ela traz ao seu mundo personagens de Erico Veríssimo e Jorge Amado, entre outros.
Imagem filme Quem vai chorar quando eu morrer?

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, PB, 2006, 7 min

Sinopse: Parecia um velório como outro qualquer. Porém, a chegada de uma mulher misteriosa dá início a uma série de estranhos acontecimentos.


Imagem filme Rap: o canto da Ceilândia

Taguatinga Norte - DF, 35mm, cor, 2006, 15 min

Sinopse: Diálogo com quatro representantes do rap nacional, todos moradores da cidade-satélite de Ceilândia, maior periferia de Brasília.


Recortes

São Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 15min

Sinopse: Juca trabalha em 2004 com fotografia, vivendo de memórias do passado.
Imagem filme Transtorno

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 10 min

Sinopse: Escritor frustrado é constantemente incomodado pelos hábitos barulhentos de sua avó e seus muitos gatos.


Imagem filme Um salto no escuro

São Paulo - SP, 35mm, cor, 2006, 11min

Sinopse: Trancafiados há muito tempo num mesmo ambiente, um casal de irmãos buscam sentido para suas vidas. Ele acha que tudo se resume entre aquelas quatro paredes. Ela quer sair dali e conhecer o mundo.Cartas misteriosas e um arbusto seco contém as respostas que eles procuram. Resta saber qual dos dois estará disposto a dar um salto no escuro.
Imagem filme A última do amigo da onça

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 18min

Sinopse: Solitário, Péricles, famoso desenhista, resolve vaguear pelas ruas do Rio de Janeiro na véspera de Ano Novo. É quando se da o insólito encontro entre o criador e sua criatura. Péricles é arrastado pelo AMIGO DA ONÇA de confusão em confusão até uma louca festa de Reveillon, onde o finório gaiato termina por apresentar-lhe uma mulher tão deslumbrante quanto fatal.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.