Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora terá 24 espet?culos

Por

Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora ter? 24 espet?culos

Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora terá 24 espetáculos

Evento, que ocorre de 1º a 9 de setembro, contará com Mostra Competitiva, oficinas e espetáculos convidados


Da Redação
30/8/2012

A sexta edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora começa neste sábado, 1º de setembro. A maratona cultural segue até o próximo dia 9, totalizando 24 apresentações, sendo sete espetáculos convidados, 15 na Mostra Competitiva e dois no Circuito Off. De acordo com a assessoria da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o público poderá conferir artistas de Juiz de Fora e de outros dez municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A programação também inclui cinco oficinas gratuitas, uma intervenção urbana e a 6ª Mostra de Curtas Performances do Espaço Mezcla.

Os espetáculos a céu aberto têm participação liberada. Já o acesso às montagens em locais fechados ocorre mediante ingresso, que deve ser trocado por um livro de literatura em bom estado. O ponto de trocas funciona no térreo da Funalfa, localizado na avenida Rio Branco, nº 2.234, no Parque Halfeld, no Centro.

Mostra Competitiva

A assessoria da Funalfa informou também que na Mostra Competitiva foram recebidas 66 inscrições de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Ceará. As 15 montagens selecionadas para a competição vão disputar troféus, nas categorias adulto e infantil, para os seguintes itens: melhor espetáculo, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, júri popular, iluminação e trilha sonora. Na quarta-feira, 5, serão apresentados os espetáculos A farsa do advogado Pathelin, Filemon – Rodrigo Vrech – Espaço Diversão & Arte e A igreja do Diabo. No dia 6 de setembro,o público poderá conferir os espetáculos Ubu Rei, Parô! Palhaçada, A nova roupa do imperador ou tecendo vento e Ó o sol. Já os espetáculos Direções do céu, O conto da ilha desconhecida, O misterioso fim de Pâmela Sanches e Orlando!, serão apresentados na sexta-feira, 7. O último da Mostra Competitiva irá apresentar as peças Errar é Umano, Os mendigos e o pato do imperador, O juiz de paz e A carroça dos desejos.

Oficinas

As inscrições para as seis oficinas oferecidas durante 6º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora já estão abertas. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira, 31, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no setor de expediente da Funalfa. As opções são Contação de história, Poesia cênica, O ator-narrador: uma abordagem representativa para a construção da cena teatral, Com o pé no picadeiro e Corpo, estado e criação no jogo do palhaço.

Abertura

A abertura oficial da maior mostra de artes cênicas da região será no sábado, 1° de setembro, com o espetáculo Homens, da Vira Produções Culturais, do Rio de Janeiro, às 20h, no Cine-Theatro Central. A peça é baseada em contos e correspondências do escritor Caio Fernando Abreu. O espetáculo apresenta diversos pontos de vista sobre o universo masculino. Com um olhar passional, contemporâneo e, por vezes, cômico, oito atores se revezam nos papéis dando vida às histórias do autor e revelando a constante busca do ser humano pelo outro, que, muitas vezes, pode ser a busca por si mesmo.

Descobertas e ritos de passagem que remetem às experiências masculinas, jogam os personagens diante de portas que necessitam ser abertas, e, se abertas, precisam ser atravessadas. Os personagens vivem a angústia de cruzar ou não esses portais e lidar com as novas possibilidades. Através da lente de aumento para o lado efêmero do cotidiano, o espetáculo aponta saídas, esperanças e reflexões para um novo momento do ser humano. A montagem, que conta com dramaturgia e direção de Delson Antunes, procura recriar no teatro a linguagem ambígua e fragmentada, poética e minimalista de Caio Fernando de Abreu.

Os textos são revisados por Mariana Benicá