• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Eduardo Brettas retrata a beleza das aves Pintor naturalista já ilustrou mais de três mil aves. Com seu trabalho, ele tem o intuito de alertar as pessoas para a preservação da natureza

    Daniele Gruppi
    Repórter
    23/08/2008

    Mais de três mil aves já foram retratadas por Eduardo Brettas, um pintor naturalista que se destaca pela perfeição com que ilustra as aves da América do Sul e Central. Há 16 anos, atuando na área, seu trabalho é reconhecido no território brasileiro e internacional.

    Natural de Ponte Nova, o ilustrador vive em Juiz de Fora há 15 anos. Para ele, é uma cidade privilegiada devido à sua localização e por ter uma fauna e flora ainda preservada. Quando criança, descobriu o gosto pelo desenho e recebeu o incentivo dos pais.

    "Desde de pequeno já gostava de desenhar animais, como elefantes, leões, dentre outros mamíferos. Depois passei a admirar e ilustrar algumas espécies de aves, como as águias e gaviões".

    Na caminhada como pintor naturalista, recebeu ajuda de dois grandes ornitólogos do Brasil, Helmut Sick e Geraldo T. Mattos. Foi através desses profissionais que Brettas realizou o seu primeiro trabalho Aves em Santa Catarina, para a ornitóloga Lenir Alda do Rosário.

    No currículo, acumula ilustrações em muitas revistas, artigos especiais, teses, diversos encartes e coleção de aquarelas. Brettas afirma que no Brasil existem poucos ilustradores de aves, o que torna a arte pouco divulgada. "A escassez destes profissionais deve-se a inexistência de materiais para sua formação como ilustradores naturalistas".

    Com o seu trabalho, o pintor também tem o intuito de alertar as pessoas para a preservação da natureza. Para ele, as aves são as mais belas criaturas que habitam a Terra. "Sua plumagem rica em cores e a leveza de seu vôo nos mostram o nível de perfeição que esses animais atingiram. Espero conseguir através do meu trabalho mostrar um pouco da beleza que sempre podemos observar quando olharmos para o céu".

    Atualmente, o seu principal projeto é terminar o livro Aves do Brasil para a Universidade de Princeton, no Texas. "O livro fica pronto em 2010".

    Foto de Aves Foto de Aves
    Processo de elaboração

    Para realização de cada trabalho, Brettas pesquisa em livros, realiza visitas a museus e faz, principalmente, observações e esboços de aves no campo. O objetivo é uma ilustração que retrate a realidade da espécie e seu ambiente.

    Trata-se de um trabalho artístico e também científico. Artístico porque as espécies são colocadas de forma harmoniosa na prancha, e científico pois há um estudo realizado sobre cada espécie, como suas cores, alimentação, forma e habitat.

    Foto de Aves Foto de Aves Foto de Aves

    Segundo o artista, um trabalho leva, em média, dez dias para ser concluído. Ele utiliza o guache e o acrílico. Todo o material é importado. Os papéis são franceses e alemães, as tintas holandesas e os finíssimos pincéis, ingleses.

    "Todo artista que deseja iniciar na pintura ornitológica, deverá em princípio começar a observar as aves no seu habitat. Deve estar atento ao seu comportamento em geral, como voam, se alimentam e suas outras atividades, além de conhecer um pouco de seu ambiente. Cada família possui hábitos diferentes. Não se deve ilustrar um gavião na posição de um garrincha ou de um jacu, por exemplo".

    Foto de Aves Foto de Aves
    Foto de Aves Foto de Aves

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.