Academia Mineira de Letras inicia comemorações do centenário em Juiz de Fora

Por

S?bado, 21 de mar?o de 2009, atualizada ?s 09h35

Academia Mineira de Letras inicia comemora?es do centen?rio em Juiz de Fora



Clecius Campos
Rep?rter

As comemora?es do centen?rio da Academia Mineira de Letras (AML) iniciaram-se na noite da ?ltima sexta-feira, 20 de mar?o, com cerim?nia solene na C?mara Municipal de Juiz de Fora. Segundo o presidente da AML, Murilo Badar?, a cidade foi escolhida para sediar o primeiro evento comemorativo dos 100 anos, por ser o ber?o da institui??o. "Al?m disso, Juiz de Fora ? a casa de grandes escritores como Murilo Mendes, Pedro Nava, Rubem Fonseca e Raquel Jardim, que enriqueceram as manifesta?es art?sticas liter?rias em Minas Gerais e em todo o Brasil", afirma.

Outra raz?o apontada por Badar? ? o fato de Juiz de Fora ser a ?nica cidade do interior do Estado a ter uma lei municipal de incentivo ? cultura. "A Lei Murilo Mendes mostra o compromisso da cidade com a produ??o cultural local. ? um ind?cio de que o munic?pio tem expandido sua dimens?o art?stica", diz.

Citando o poeta Murilo Mendes, Badar? enxerga a comemora??o como forma de vislumbrar o que est? por vir. "A mem?ria ? uma constru??o do futuro. O objetivo ? resgatar a hist?ria da academia, para que as pr?ximas gera?es tenham apre?o pelas letras." O ex-presidente Itamar Franco, o prefeito Cust?dio Mattos, o presidente da C?mara, Bruno Siqueira (PMDB), al?m de acad?micos da AML e outros vereadores participaram da cerim?nia.

Ao longo do ano, uma s?rie de eventos ser? dedicada aos 100 anos da AML. Em maio, membros da Academia voltam a Juiz de Fora para uma homenagem a Murilo Mendes. "Al?m disso, outros escritores e poetas da cidade ser?o homenageados na semana dedicada ?s Ilhas Culturais de Minas Gerais", afirma Badar?. As comemora?es encerram-se em no dia 21 de dezembro, na sede da AML, em Belo Horizonte.