• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 3 de julho de 2009, atualizada às 12h05

    Julho é o mês dos festivais de inverno pelo interior de Minas

    Clecius Campos
    Repórter

    Festivais de inverno esquentam o mês de julho no interior de Minas Gerais. Do dia 8 até o dia 30 deste mês, pelo menos três universidades federais promovem eventos culturais com extensa e variada programação, contemplando todo tipo de arte. As cidades de Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Diamantina são palcos dos festivais.

    Festival de Inverno do Ouro Preto e Mariana

    Foto do festival de Ouro Preto e MarianaOs festejos começam com o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, entre os dias 8 e 26 de julho. Com eventos abertos ao público, o festival tem como eixo norteador o envolvimento das comunidades e visitantes com questões ligadas ao patrimônio cultural, na conjuntura histórica e ambiental de Ouro Preto e Mariana. A programação cultural homenageia o Clube da Esquina e o chão da nossa terra e dedica atenções ao samba.

    Exposição, contação de história, cortejos, cinema itinerante, shows, palestra, exibição de filmes, espetáculos de teatro, concertos, aulão de capoeira, recitais, caminhada ecológica e lançamentos de livros vão mudar a rotina das cidades. Uma infinidade de oficinas contemplam áreas como artes plásticas, cênicas, visuais, literatura, música, infanto-juvenil e patrimônio natural e cultural. As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

    Inverno Cultural em São João del Rei

    A 22ª edição do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ocorre entre os dias 11 e 19 de julho. Fazendo um tributo ao mineiro de Uberlândia, Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, o evento transita pelas inúmeras identidades culturais do ator, cantor, compositor e dançarino. O objetivo é aproximar as novas gerações da vida e obra de um ícone da cultura brasileira.

    Foto do Festival da UFSJNa programação estão previstos cortejos em praça pública, exposições, apresentações de dança, espetáculos de teatro, recitais, palestras, lançamentos de livros, exibição de filmes, passeios turísticos e shows, com destaque para a cantora Mart'nália. Paralelamente ocorre o Festival de Música Pop&Rock da UFSJ, com apresentação de seis bandas e início no dia 14 de julho.

    As inscrições para as oficinas de arte-educação estão abertas e podem ser realizadas no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, em São João del Rei. Para quem não mora na cidade histórica, é preciso fazer contato com a UFSJ para verificar disponibilidade de vagas e efetuar reservas. O número é (32) 3379-2506.

    Festival de Inverno de Diamantina

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) leva a Diamantina a 41ª edição de seu Festival de Inverno, entre os dias 19 e 30 de julho. Com o tema Traduções, o evento busca revelar uma dimensão da arte contemporânea, que contempla a multiplicidade de temas, de formas e linguagens. A programação cultural do evento ainda não foi divulgada, mas a tradição indica que devem ser realizados espetáculos teatrais, de dança, shows, mostras de vídeo, de cinema, recitais, palestras e exposições.

    Oficinas de artes cênicas, literárias, musicais, visuais, educação patrimonial, artes contemporâneas, bandas musicais, memória e circo também serão oferecidas. As inscrições estão encerradas. O Seminário Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações integra o festival e ocorre nos dias 20 e 21 de julho. A ideia é fazer uma reflexão sobre o futuro dos festivais universitários de arte e cultura diante da crise.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.