Exposição Eu sou da Am?rica do Sul será inaugurada no CCBM

Por

Exposi??o Eu sou da Am?rica do Sul ser? inaugurada no CCBM
Segunda-feira, 3 de junho de 2013, atualizada às 13h30

Exposição Eu sou da América do Sul será inaugurada no CCBM


Da Redação

A mostra Eu sou da América do Sul, da fotógrafa Renata Meffe, entra em cartaz na Galeria Narcisse Szymanowski, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na avenida Getúlio Vargas 200, Centro, nesta quarta-feira, 5 de junho, às 20h. A exposição é resultado da imersão da fotógrafa em viagens físicas e intelectuais pela América do Sul.

A série reúne 15 imagens que destacam as paisagens grandiosas dos países vizinhos ao Brasil. A proposta de trabalho de Renata é alicerçada em dois vieses: as experiências vividas durante as viagens e a diversidade cultural e complexidade social da América Latina.

Renata percorreu, por rota terrestre, Argentina, Bolívia, Chile e Peru. "As imagens aqui reunidas correspondem a uma tentativa de sinalizar minhas principais inquietudes quanto ao distanciamento de nós brasileiros em relação aos países vizinhos", explica. Na exposição, a presença de animais é esporádica e as pessoas aparecem de costas. A mensagem é de que o brasileiro está de costas para a América Latina e não se reconhece como latino-americano. "Nosso conhecimento sobre a realidade do continente além de nossas fronteiras é ainda reduzido e simplista, e a empatia brasileira com os demais territórios e povos latino-americanos está em processo inicial de consolidação. Os grandes planos fotografados representam os vastos territórios que temos por descobrir."

As imagens da mostra foram produzidas ao longo de diferentes viagens empreendidas nos últimos 14 anos. Parte significativa das fotografias, porém, foi feita no decorrer de uma jornada específica de três meses, contornando a parte austral do continente. As visitações gratuitas seguem até o dia 30 de junho, de terça a sexta-feira, das 9 às 21h.