Perda para a cultura juizforana, brasileira e mundial

Por

Perda para a cultura juizforana, brasileira e mundial Luciana Stegagno Picchio era amiga de Murilo Mendes e doou parte do esp?lio do poeta, que guarda na sua casa de Roma, a Juiz de Fora

As informa?es abaixo foram enviadas pela professora Leila Barbosa, atrav?s do link, SUA NOT?CIA.

Faleceu em Roma, no dia 28 de agosto de 2008 - a professora, cr?tica e tradutora Luciana Stegagno Picchio, colega, amiga dedicada e estudiosa de Murilo Mendes. Italiana de Alessandria, ?cone e refer?ncia das literaturas de l?ngua portuguesa, Luciana era membro correspondente da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Ci?ncias de Lisboa, e recebeu o t?tulo de Doctor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora, por sua grande contribui??o ao CEMM, hoje, MAMM.

Na oportunidade, Luciana anunciou que doaria a Juiz de Fora, em retribui??o ? homenagem recebida, a parte do esp?lio de Murilo Mendes que guarda na sua casa de Roma: manuscritos, cartas, originais. Um tesouro, que ajudou seu trabalho de composi??o da monumental edi??o cr?tica da Poesia completa e prosa do poeta, publicada pela Nova Aguilar em 1994. Publicou ainda mais de 500 outras obras sobre a literatura lus?fona, inclusive um livro sobre a literatura brasileira e foi prefaciadora do livro A trama po?tica de Murilo Mendes, das professoras Leila Barbosa e Marisa Timponi.

O mundo sentir? sua perda, pois seu trabalho ? um marco na cultura universal. A cultura brasileira e, em especial n?s, de Juiz de Fora, sofremos o luto e o vazio deixado pela aus?ncia de uma intensa e s?bia voz.

Se voc? tamb?m quiser participar, enviando uma not?cia que registrou, cadastre-se no link SUA NOT?CIA e anexe as suas informa?es. Leie atentamente o regulamento