Inverno Cultural de São João del-Rei começa neste sábado. Confira

Por

Inverno Cultural de S?o Jo?o del-Rei come?a neste s?bado. Confira
Quarta-feira, 11 de julho de 2012, atualizada às 18h

25ª edição do Inverno Cultural de São João del-Rei começa neste sábado. Confira a programação

Da Redação

O Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) começa neste sábado 14 julho e vai até o dia 28, sábado. Durante esses dias, a cidade histórica vai respirar música, teatro, literatura, dança e artes visuais. Nesta edição, o evento comemora 25 anos de trajetória, propondo uma reflexão sobre a importância de buscar nas diversas manifestações artísticas (e na educação) possibilidades para uma vida melhor.

Com o tema Kairós, um tempo possível, o evento vai pautar toda a programação do festival, que este ano ocupa mais espaços da cidade, como ruas e praças. Além da sua tradicional oferta de entretenimento de qualidade, a 25ª edição do Inverno Cultural tem o objetivo de propor uma reflexão mais ampla aos participantes.

A abertura do festival contará com a participação de um artista contemporâneo brasileiro, o capixaba Hilal Sami Hilal. Na ocasião ele vai inaugurar a exposição Sherazade, de sua autoria, um dos destaques do evento. A ideia da mostra é construir uma metáfora da delicada representação da vida e sua relação com o tempo. Com curadoria do professor e artista visual Ricardo Coelho, a mostra fica em cartaz de 14 de julho a 12 de agosto, no Centro Cultural da UFSJ, na praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo, São João del-Rei. Confira a programação.

Música

Os shows comandados por nomes da música popular brasileira são sempre uma atração à parte no Inverno Cultural. Nesta edição, o festival oferece quase 30 shows e os destaques vão para Lecy Brandão, que se apresenta na abertura do festival no dia 14; no dia 20, a atração será a banda Pato Fu, que vai apresentar o álbum Música de Brinquedo, com a participação do grupo Giramundo; no dia 24, quem comanda é o grupo UAKTI; o cantor Jorge Aragão apresenta-se no dia 25; e, para fechar a programação, o grupo de música multicultural Mawaca apresenta-se no dia 27.

Teatro

Dentre as 14 peças da programação, destacam-se Eclipse, do grupo Galpão, que será exibida na abertura do evento; Oxigênio, da Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba); Amores Surdos, do grupo Espanca! (Belo Horizonte); Holoclownsto, Troupp pas d'argent (Rio de Janeiro); Parece Que Foi Ontem, Coral Céu na Boca (Santos); O Santo e a Porca, do Galpão Cine Horto (Belo Horizonte); Prometheus - a tragédia do fogo, Cia. Teatro Balagan. (São Paulo) e dança Balé de Rua (Uberlândia).

Artes Visuais

Incluindo mostras de artes plásticas, de cinema e debates sobre o tema, a área de artes visuais traz aos participantes 19 eventos cujos destaques são a exposição Sherazade, de Hilal Sami Hilal; o debate A trajetória artística de Hilal Sami Hilal; mostra Kairós Audiovisual – Imagem dos Povos, com a exibição de curtas-metragem; exposição Paisagens Mineiras, no Salão Nobre da Associação Comercial de São João del-Rei); e Empty Bows, projeto internacional de combate à fome que expõe tigelas artesanais, que são vendidas na exposição e a renda é revertida à causa.

Literatura

Com quase dez eventos, entre lançamentos de livros, debates e mostras, os destaques na área de literatura vão para a exposição de poemas-objeto A imagem da poesia e a poesia na imagem; a oficina Narrativa de causos e criação de personagens; e o debate Jornalismo e Crítica Cultural, que integra a I mostra Ensaios de Arte e Cultura.

Dança

Os destaques vão para os espetáculos Ressonâncias, da Quilk Companhia de Dança (Nova Lima); Balé de Rua de Uberlândia; e Obstáculos, do grupo Impacto Companhia de Dança (Viçosa)

Debates

Estimular um debate sobre a importância de se dedicar um tempo para a arte estão entre os objetivos dos debates do 25º Inverno Cultural. Os destaques vão para Colóquio Interdisciplinar: Tempos Possíveis, que vai abordar a temática do evento, que remete à importância de buscar tempo para se dedicar à cultura. O encontro conta com a participação de acadêmicos de renome das principais universidades brasileiras; e para 1ª Mostra Ensaios da Arte e Cultura é um misto de debate e oficina de caráter transdisciplinar composta por 11 encontros envolvendo profissionais de reconhecida competência no cenário artístico-cultural, de âmbito internacional. Participam o artista plástico Hilal Sami Hilal, o crítico de arte Jorge Coli e o professor e curador do Metropolitan Museum de Nova Iorque, Neville Rowley.

Sessenta e oito oficinas artísticas

Divididas em sete áreas de atuação, como artes cênicas, música, literatura, arte-educação, artes plásticas, especiais e artes visuais, as 68 oficinas propostas pelo 25º Inverno Cultural, que oferecem mais de 1600 vagas no total, apresentam grandes destaques nesta edição.

Os textos são revisados por Mariana Benicá