• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Segunda-feira, 23 de setembro de 2013, atualizada às 11h29

    Primavera dos Museus tem programação especial até domingo

    Museu

    A programação especial da 7ª Primavera dos Museus, em Juiz de Fora, se estende até o próximo domingo, 29 de setembro. Numa ação conjunta com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Mariano Procópio apresenta atividades de acordo com o tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira. Todas as atividades têm entrada franca.

    De acordo com o superintendente do Museu, Douglas Fasolatto, "a semana oferece uma programação diversificada, que visa a entreter e discutir especialmente a presença da cultura afrobrasileira na sociedade e o quanto ela pode contribuir nas escolas e para a sociedade", afirma.

    Nesta segunda-feira, a programação é marcada pelo lançamento do site do Museu Mariano Procópio. Na terça, 24, a partir das 7h da manhã, será exibida a exposição Retratos Oitocentistas no Museu Mariano Procópio na Escola Municipal Cecília Meirelles, por meio do projeto Museu vai à Escola. Às 8h, no parque do Museu, será aberta a exposição Eu e o Museu, que mostrará fotos de personalidades que visitaram o Museu Mariano Procópio ao longo das décadas, com o objetivo de instigar nos visitantes a vontade de contar as próprias histórias vivenciadas no local. "Faz parte da sensibilização, mostrando a importância do Museu, convidando o público a contar a sua história com o museu", diz.

    Na quarta-feira, 25, será dia do Baú de Leituras, às 14h, com a participação dos alunos da Escola Estadual Antônio Carlos.

    O Encontro de Educadores será a atração da quinta-feira, 26, a partir das 14h30, no auditório da sede administrativa do Museu. Com o tema "Cortejos de Congo e africanidades: relações entre prática escolar e imaginação museal", a palestra, voltada para profissionais da área de educação, será apresentada e mediada pela pedagoga e professora Andréa Medeiros. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente. "Iremos refletir a realidade dos professores sobre o ensino da africanidade nas escolas", propõe Fasolato.

    A sexta-feira, 27, será marcada pela Noite no Museu, uma expedição fotográfica voltada para fotógrafos amadores e profissionais, a partir das 17 horas. Para participar, será necessário realizar inscrições antecipadamente.

    A programação do sábado, 28, no parque do Museu, contará com oficina temática Na trilha da arte afro-brasileira, para crianças de 7 a 10 anos, a partir das 14 horas. Os pais ou responsáveis interessados deverão inscrever as crianças antecipadamente. Ainda no sábado, o grupo Recordando em Serenata apresenta o Serenata no Museu, às 16 horas.

    No domingo, 29, o Quarteto Spalla Pró-Música/UFJF encerra a programação da 7ª Primavera, com uma apresentação às 16h no Parque do Museu. "Nós reconhecemos a importância das ações desenvolvidas pelo Ibram. Fazemos um esforço para propor ações importantes para a difusão dos museus e neste momento estamos explorando um tema em favor de valorizar a memória e a cultura afrobrasileira numa programação ampla".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.