• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Domésticas de Luxo expõem acervo com mais de 3.500 fotos no CCBM

    Mostra começa neste sábado, 5 de julho, e vai até o dia 28 deste mês

    Lucas Soares
    Repórter
    1/07/2014

    Um dos blocos de Carnaval mais antigos de Juiz de Fora, o Domésticas de Luxo, é tema, a partir deste sábado, 5 de julho, de uma exposição que conta com um acervo superior à 3.500 fotos que contam a história do bloco, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

    Fundado em 1958, no bairro São Mateus, por seis amigos, o bloco conquistou os juiz-foranos logo no início da trajetória, quando os ocupantes de uma caminhonete do Rio de Janeiro, que trafegava pelas ruas de Juiz de Fora, se encantaram com os seis jovens vestidos de domésticas e convidaram os mesmos a darem uma volta pelas ruas da cidade, em cima do automóvel. Assim o grupo caricato gerou alegrias e muitos risos aos foliões. "Apesar de ser uma entidade carnavalesca, somos um bloco muito familiar, e isso conquista o público. A intenção hoje é fazer um Carnaval com social, ou seja, temos que utilizar a força do bloco e a animação dos componentes, para estimular a sociedade a realizar ações que surtam benefícios para todos", explica o vice-presidente e diretor de marketing do bloco, Odério Filho (foto acima).

    Entre as ações citadas por Filho, estão campanhas com a Fundação Ricardo Moysés Jr., a Ascomcer, a Fundação Hemominas e a campanha do Papai Noel dos Correios, por exemplo. "Ficamos sempre bem-humorados, com roupas ou camisas do grupo, e levamos os presentes. Cada vez mais com alegria. Está dando certo, aí surgiu essa ideia de criar essa nova exposição, já que fizemos outra no passado", conta.

    A ideia é unir duas gerações, os mais antigos e os mais novos integrantes, para contar a história do Domésticas de Luxo para toda Juiz de Fora. "Vamos presentear os antigos componentes, porque sem eles não teríamos todo esse acervo. Temos material como chaveiros, flâmulas e reportagens de jornal. O visitante vai saber a força que o bloco tem na cidade. Temos que oxigenar isso, se não entrar gente nova, o pessoal da antiga vai acabando. Nossa intenção é que as novas gerações continuem construindo e dê sequência ao bloco Domésticas de Luxo", pontua.

    Exposição

    A exposição será aberta ao público no sábado, 5 de julho, e fica até o fim do mês, no dia 28. Ela pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre 10h e 21h, e vai apresentar boa parte da trajetória dos 56 anos do Domésticas de Luxo. "O acervo conta com muitas fotos, vídeos, reportagens, materiais diversos, fantasias e outros itens que fazem parte dos desfiles dos antigos e novos carnavais. Entrada franca!", exalta.

    Veja algumas peças que serão expostas ao público.


    Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.