A oportunidade que é oferecida por meio do trabalho

Por

A oportunidade que é oferecida por meio do trabalho Empresas de Juiz de Fora possibilitam o trabalho, em segmentos diversos, a detentos na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires

Aline Furtado
Repórter
19/3/2010

Dar oportunidades a pessoas que não as tiveram ou não souberam aproveitá-las. Este é um dos preceitos que norteiam trabalhos de ressocialização de presos na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, localizada no bairro Linhares.

A unidade, inaugurada há cinco anos, tem atualmente cerca de 400 detentos, entre homens e mulheres. Deste total, 170 participam de atividades voltadas para a qualificação profissional e a valorização humana. O trabalho é realizado por meio de parcerias com empresas da cidade e para manutenção da própria penitenciária.

As parcerias permitem que homens e mulheres que cumprem pena na unidade participem de atividades relacionadas aos segmentos de panificação, confecção, artesanato e material esportivo. Todos os projetos são voltados para homens, com exceção da confecção de meias, que oferece oportunidades também às presas.

Já as ações voltadas para a própria penitenciária são limpeza, jardinagem, costura de uniformes, barbearia, manutenção da horta e artesanato. De acordo com a gerente de produção da penitenciária, Bruna Corrêa, depois da criação da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) na cidade, algumas presidiárias estão realizando faxina na unidade.

 Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias