Palco de grandes jogos em JF, estado do gramado do Est?dio Municipal é preocupante

Por


O Estádio Municipal já foi palco para jogos de grandes times de futebol como Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Tupi, Tupynambás entre tantos outros. Hoje, o local encontra-se em uma situação preocupante. Além de um gramado muito ruim, cheio de buracos, alguns inclusive profundos podendo lesionar os atletas, o banco de reservas, que já recebeu grandes jogadores, está com vários modelos quebrados. Até um cogumelo foi encontrado crescendo na beirada do gramado.

A redação da ACESSA.com apurou a denúncia e registrou várias imagens que mostram o estado atual do Estádio. A reportagem ainda conversou com fontes que preferiram não ser identificadas. Embora tenham preferido não falar oficialmente, eles reforçam as condições precárias do campo.

Em 2021 a Empresa Municipal de Pavimentação de Urbanização (Empav) e a CAMPANELLI - GRAMADOS ESPORTIVOS E IMPLANTACAO DE AREAS VERDES – EIRELI firmaram um contrato no valor de R$54.944,00 para, de acordo com a Cláusula Primeira do contrato “Prestação de serviço de revitalização no gramado do campo esportivo profissional do Estádio Municipal Radialista Mario Helênio com fornecimento de insumos e aplicação de fertilizantes, controle de ervas daninhas, combate às pragas, doenças e aeração, com fornecimento de equipamentos, pessoal qualificado e materiais necessários”.

A ACESSA.com fez em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora para entender alguns pontos do contrato como a revitalização do gramado e o controle de pragas e recebeu o seguinte retorno “Em novembro de 2021, o gramado do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio passou por um processo de revitalização de 7 etapas. Uma delas, foi o Controle Fitossanitário, ou seja, a aplicação de produtos de combate a pragas e doenças que prejudicam o gramado.

O gramado, por ser uma monocultura, está suscetível a infestações de pragas oportunistas, que surgem abruptamente e causam dano que demanda tempo e atenção especial.

Os trabalhos com o gramado são feitos diariamente. O plano de manutenção é feito com corretivos necessários, com devidos adubos, cortes da grama duas vezes na semana, além da irrigação automatizada, quando necessário. Esse cuidado com o gramado passa, ainda, pelo "trato cultural", que consiste na aplicação de insumos normais e no controle e retirada das ervas daninhas da grama.

Esse cuidado com o campo faz com que os times que venham a jogar no Estádio Municipal tenham melhor qualidade nas partidas, além da preservação de um espaço público da cidade”.

A ACESSA.com também questionou à PJF sobre os reparos nos bancos dos reservas quebrados e nas arquibancadas, mas sobre estes assuntos não obteve retorno, até o momento.

Fotos: Isabella Oliveira/Acessa.com

Colaboração da Treinee Isabella Oliveira do 8° Período de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora