Morre o dançarino libanós Tufic Nabak

Por

Morre o dan?arino liban?s Tufic Nabak
Domingo, 28 de abril de 2019, atualizada às 11h30  e às 11h desta segunda, 29

Morre, aos 45 anos, o dançarino libanês Tufic Nabak  

Jorge Júnior
Editor

O libanês Tufic Nabk, de 45 anos, morreu, por volta das 5h30 deste domingo, 28 de abril, vítima de um tumor no pescoço. O dançarino estava internado desde o dia 25 de fevereiro no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O corpo será velado a partir das 13h, no Cemitério Parque da Saudade. O enterro será às 16h, na capela 2.

Tufic Nabak nasceu na cidade de Ras Baalbeck, no Líbano. O dançarino atuava no cenário artístico desde 1983, mas em 1990 mudou-se para o Brasil, juntamente com sua família, por causa da Guerra Civil.

Grande divulgador da cultura árabe, Tufic começou a dançar aos dez anos em seu país, dentro de colégios e teatros, mas foi em 1998, em terras brasileiras, que ele deu início a carreira profissional.

Em entrevista concedida ao Portal ACESSA.com, em maio de 2013, ele contou que leu um anúncio no jornal, que estavam selecionando bailarinos para atuarem no filme "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho. "Então, fiz a minha inscrição e fui aprovado. No longa, atuei como elenco de apoio, consultor de língua e cultura árabe, colaborando ainda nas cenas em que dançavam o Dabke, uma tradição árabe que se tornou a minha especialidade."

Depois dessa atuação, Nabak se especializou, dançou em algumas cidades, fez curso de teatro no Grupo Divulgação e no GTA, com o professor Marcos Marinho e, em 2001, fundou o Grupo Nabak, no Clube Sírio e Libanês. "O grupo teve origem nas gravações do filme e na participação do Desfile Sesquicentenário de Juiz de Fora, em comemoração aos 150 anos da cidade".

À época, o libanês lembrou que "a maior dificuldade foi erguer um projeto sem verba e apoio. A presidente do clube nos cedeu o espaço e comecei a comprar os materiais que eram necessários para manter o grupo".

Aliada às suas atividades, Nabak concluiu, em 2003, em Santos Dumont, o curso de Turismo. "Depois de passar pela faculdade de engenharia na Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF], e por um curso técnico em prótese dentária, ambos não finalizados, encarei esse desafio, onde me descobri", contou Tufic, em entrevista ao Portal ACESSA.com.


Annaelise Fritz Machado